Ações da polícia evitam roubos a banco no Maranhão
As ações criminosas em alguns casos vêm acompanhadas de material explosivo.

Tem diminuído o número de ocorrências de assaltos a bancos, principalmente no interior do estado. As ações criminosas em alguns casos vêm acompanhadas de material explosivo.
Para enfrentar esses tipos de crime, as forças de segurança pública têm agido em conjunto, com operações direcionadas e equipes especializadas e equipamentos modernos e tecnológicos usados pela Polícia Civil.
De acordo com a DCRIF, de janeiro a outubro deste ano, foram registradas 14 ocorrências dessa natureza, um número inferior comparado aos últimos três anos, que registraram 40 e 45 ocorrências, respectivamente.
Um policiamento específico para este combate é de extrema relevância na elucidação dos crimes e na prisão dos suspeitos’’, explicou o delegado da DCRIF, Rodrigo Fernandes Alonso.
O principal desafio da polícia é tentar evitar esses ataques que tem como principais alvos caixas eletrônicos, destruindo os equipamentos e causando prejuízos.
‘’Para controle destas ocorrências é executado um trabalho policial intenso e direcionado’’, explicando o titular da DCRIF, frisou o delegado.
Neste trabalho, o DCRIF conta com apoio de um aparato de segurança integrando a SEIC, Centro Tático Aéreo (CTA), Grupo de Resposta Tática (GTR) e núcleos da Polícia Militar, incluindo a Companhia de Operações em Sobrevivência em Área Rural (Cosar), criada para enfrentamento direto desse tipo de criminalidade. O plano de ações preventiva da Segurança Pública inclui, ainda, monitoramento de
áreas e melhorias em estruturas policiais das cidades. Equipes do Serviço de Inteligência, Polícia Civil e Batalhões de Polícia Militar distribuídos nos municípios somam às operações de segurança.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) informou que tem em sua estrutura a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), que agrega o Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras (DCRIF). O departamento possui efetivo especializado na investigação e contenção destes crimes.
Com informações do JP Online