fbpx
LocalPolítica

Gil Cutrim mostra força política ao tomar posse em cargo na Codevasf 

Gil Cutrim chega com a missão de aperfeiçoar atuação da Codevasf nas políticas públicas

Tomou posse, na última quarta-feira (29), o diretor da Nova Área de Governança e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Gil Cutrim. A solenidade foi realizada na sede da empresa, em Brasília, sob liderança do diretor presidente do órgão, Marcelo Moreira.

Em seu discurso de posse, Gil Cutrim afirmou que atuará fortemente para garantir o avanço da governança na empresa pública e a marca da sustentabilidade em suas ações.

“A governança e a sustentabilidade são alicerces na missão da Codevasf. Elas permitem que a empresa alinhe seus objetivos e atividades com pautas globais, que visam ao desenvolvimento econômico, social e ambiental. A Área de Governança e Sustentabilidade visa também garantir a transparência, a integridade, a eficiência e a sustentabilidade das ações da Companhia, contribuindo para o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades sociais”, declarou.

A gestão dele na diretoria terá como foco a regularização ambiental e fundiária dos projetos estruturantes empreendidos pela Companhia como forma promover maior celeridade à implantação de empreendimentos, como barragens, sistemas de abastecimento de água, vias de escoamento de produção agropecuária, pontes, entre outros.

O diretor-presidente da Codevasf saudou Gil Cutrim em sua chegada à empresa, e apontou a criação da nova Área como uma demanda que resultou do reconhecimento do trabalho que a Companhia realiza nas regiões e bacias hidrográficas em que atua e do natural crescimento da empresa.

“Estamos atuando do Oiapoque, no Amapá, até Piumhi, em Minas Gerais, os pontos extremos de nossa atuação no território brasileiro, em 2.688 municípios. A Área que o novo diretor assume, que inclui políticas de Governança, está cada vez mais fortalecida dentro da Companhia. Ganhamos recentemente o terceiro lugar no concurso Boas Práticas Correcionais 2023 da CGU. Para atuar nesse território com boa governança e sustentabilidade, contamos agora com o trabalho de Gil Cutrim, que vem somar na Diretoria Executiva da Codevasf”, afirmou Marcelo Moreira.

A cerimônia contou com a presença de diversos secretários ministeriais de Lula, deputados federais, estaduais e prefeitos.

“Em nome do ministro do MIDR, temos certeza que a Codevasf ganha muito com a nova Área de Governança e Sustentabilidade. Em 2024, a Codevasf fará 50 anos, mas nunca esteve tão moderna, eficiente e conectada à nova realidade socioeconômica do Brasil e do mundo. Essa nova diretoria é muito aderente às práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), que são discutidas e praticadas em todo mundo”, ressaltou Eduardo Tavares, que representou o ministro Waldez Góes.

Gil Cutrim durante ato de posse em Brasília

Perfil

Gil Cutrim é maranhense de São Luís (MA) e advogado. Trabalhou no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e, posteriormente, atuou na área de advocacia. Exerceu o cargo de vice-prefeito do município de São José de Ribamar (MA), tendo chegado ao cargo de prefeito do município em 2011, tomando posse em novo mandato, após reeleição, em 2013.

Nos biênios 2013-2014 e 2015-2016, ocupou a presidência da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). Exerceu mandato de deputado federal na Legislatura 2019-2023, durante a qual foi membro das comissões permanentes de Seguridade Social e Família, de Defesa do Consumidor, de Constituição e Justiça e de Cidadania, de Finanças e Tributação, de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e atuou na Comissão de Educação.

Nova missão

A nova Área de Governança e Sustentabilidade da Codevasf, a qual Gil Cutrim foi empossado, é responsável por atuar na promoção e execução de práticas de liderança, de estratégia e de controle dentro da estrutura organizacional da empresa. Para isso, promoverá avaliação permanente sobre questões que envolvem a liderança interna, as estratégias adotadas pela Companhia para o cumprimento de sua missão institucional e controle sobre a atuação da empresa.

A criação da nova Área da Companhia busca aperfeiçoar a atuação da empresa na execução de políticas públicas e na prestação de serviços públicos, e ampliar a entrega de bons resultados aos cidadãos da área de atuação da Codevasf. Integram a missão da nova Área a implementação de elevados padrões de comportamento da empresa, o desenvolvimento contínuo da capacidade organizacional da Codevasf e apoio à inovação, entre outras atribuições.

Legado e história

Gil Cutrim é Filho do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ex-deputado estadual Edmar Cutrim, considerado um grande jurista, empresário e político no Maranhão.

Além do pai, Gil tem o irmão Glauberth Cutrim como deputado estadual, que também é muito bem articulado.

O cargo de grande relevância a nível nacional, que está sendo comandado por Gil é um justo reconhecimento ao trabalho que vinha desenvolvendo como parlamentar federal e foi ‘tomado’ por forças obscuras impedindo sua reeleição.

Com a posse de Gil, a família Cutrim ganha mais força no cenário político e continua prestando um grande serviço à sociedade maranhense construindo um legado brilhante.

 

Reconhecimento

Como reconhecimento do trabalho prestado ao Maranhão, mas também pela indicação pelo cargo de relevância nacional, o deputado estadual Antônio Pereira propôs um requerimento  congratulando o ex-deputado federal Gil Cutrim por assumir, na quarta-feira (29), a Área de Governança e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Na justificativa ao requerimento, o autor disse que a posse de Gil Cutrim vai abrir mais portas para o Estado.

“Advogado de formação, foi deputado federal, onde prestou relevantes serviços ao Estado e ao povo do Maranhão. Sua indicação para a Codevasf, certamente, será mais uma oportunidade para que o Estado possa usufruir da atenção desse conterrâneo”, assegurou.

Os deputados Zé Inácio (PT), Cláudio Cunha (PL), Francisco Nagib (PSB), Yglésio Moyses (PSB), Leandro Bello (PRC), Glalbert Cutrim (PDT), Rafael (PSB), Carlos Lula (PSB) e Rodrigo Lago (PCdoB) também fizeram destaques por conta da indicação de Gil Cutrim ao cargo, pedindo para subscrever seus nomes ao documento, com argumentos na mesma linha do autor da proposição.

“Brasília está muito bem servida de maranhenses que ocupam cargos relevantes no Governo Federal. E eu tenho certeza que contribuirão muito para o desenvolvimento do nosso país, mas especialmente, com carinho muito grande pelo Estado do Maranhão. Então, quero parabenizar o ex-deputado Gil Cutrim pela ascensão a esse importante cargo, desde logo, justificando que o deputado Glalbert leve esse abraço ao deputado Gil Cutrim”, ressaltou Rodrigo Lago.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo