
O delegado da Polícia Federal Dr. Cutrim sempre será atual quando o assunto é segurança pública, seja pela sua trajetória brilhante na área profissional, seja pelas suas qualidades de homem público íntegro, leal e determinado.
Reconhecido como o melhor nome da segurança pública do Maranhão e um dos maiores do Brasil, Dr. Cutrim ficou conhecido como o delegado que enfrentou e pacificou a crise na terra indígena Yanomami, além de tantas outras operações que colocaram na cadeia grandes poderosos. Diante da sua atuação excepcional ele sofreu duras perseguições de adversários e que fizeram de tudo para tentar macular sua biografia ilibada, com o objetivo de lhe tirar da vida pública. Sem o menor pudor, alguns desses algozes utilizaram-se até da máquina pública para fazer a perseguição implacável contra Dr. Cutrim que apesar de tudo resistiu e ainda é lembrado como o maior nome quando se trata segurança pública do Maranhão e do Brasil, principalmente em momentos de crise, pois ele conhece como ninguém o tema.
Um desses famigerados é o crápula do Aluísio Mendes que usou todos os recursos que tinha disponível para tentar imputar um crime que o delegado da PF nunca fez parte, como no caso Décio Sá. Partiu de Mendes a orientação para manipular delegados a alterar inquéritos e envolver inocentes em um crime horrendo que a população abomina.
No mesmo caminho atuou o senhor Jefferson Portela, indivíduo sem escrúpulos, que não poupou esforços para perseguir e difamar Dr. Cutrim, assim como outras autoridades. O esquema sujo, segundo circula no noticiário nacional, por meio das oitivas do Delegado Ney Anderson Gaspar e do ex-delegado Tiago Bardal, que na gestão de Portela várias autoridades da política, do judiciário e da própria polícia foram grampeados de forma ilegal. Há suspeitas de que a espionagem secreta e criminosa tenha sido iniciada na gestão de Aluísio Mendes na época em que foi secretário.
Mesmo diante de tantas intempéries é incrível como Dr. Cutrim continua firme e inabalável como uma rocha no leito de um rio, onde as águas passam fortemente e continuam intactas e sólidas.
Tanto Jefferson Portela quanto Aluísio Mendes se deixaram levar e associaram a tudo aquilo que deviam abominar, inclusive a criminalidade e hoje são considerados os piores secretários de segurança pública que o Maranhão já teve. Cabe ao governador Carlos Brandão como uma forma de resposta a sociedade maranhense e honra, uma vez que até ele mesmo pode ter sido vítima dessa espionagem ilegal, autorizar uma auditoria, abrir verdadeira caixa preta no aparelho Guardião usado pela SSPMA e assim desbaratar as gestões desastrosa de Mendes e Portela.
Diferente daqueles que tentaram lhe prejudicar, Dr. Cutrim continua um homem prestigiado, honrado, fiel, leal aos seus amigos, servindo de espelho de como ser um bom homem público e exemplo para o Maranhão e para o Brasil.