
Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-MA revelou que 64,4% dos consumidores de São Luís pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais em 2025. O levantamento indica uma movimentação financeira de até R$ 102,2 milhões, caso os indecisos também realizem compras.
O gasto médio estimado é de R$ 177 por pessoa, o que representa um crescimento de 9,82% em relação ao ano passado. Mesmo com a inflação de 5,35% no período, o aumento real foi de 4,27%, sinalizando otimismo no comércio.
A pesquisa destaca que a melhora no mercado de trabalho foi essencial para esse cenário. Entre janeiro e maio, a capital maranhense teve saldo positivo de quase 6 mil empregos formais. O crescimento nos setores de serviços e construção civil também ajudou na recuperação da renda e na confiança dos consumidores.
Além disso, a estabilidade no nível de endividamento (69,3%) e a queda na inadimplência (27,3%) em julho contribuíram para manter o consumo. O cartão de crédito com parcelas curtas e o pagamento à vista são as formas preferidas de pagamento.
A maioria dos consumidores (91,1%) pretende comprar apenas um presente, priorizando itens de uso pessoal como roupas (36,1%), calçados (22,3%) e perfumes (20,3%).
Os dados ainda mostram que 13,8% da população não deve participar das compras este ano, especialmente por conta do aumento nos preços de produtos como carne, frango, gás e transporte por aplicativo.