
Os descontos foram realizados por entidades associativas sem autorização dos beneficiários, o que levou o Governo Federal a iniciar um processo de reembolso, bloqueio de bens e investigação dos responsáveis. A fraude foi descoberta por meio de uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).
A solicitação de devolução pode ser feita de forma simples pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135, sendo essa a primeira etapa para que os valores indevidamente cobrados sejam ressarcidos.
Balanço atualizado:
Consultas sobre descontos: 2.102.201
Contestações com pedido de reembolso: 2.054.741
Descontos autorizados: 47.460
Atendimentos via Meu INSS: 1.899.180 (90,3%)
Atendimentos via Central 135: 203.021 (9,7%)
Entidades contestadas: 41
O INSS orienta que, caso o beneficiário identifique descontos que não reconhece, deve procurar imediatamente o aplicativo Meu INSS ou ligar para a Central 135 e solicitar a contestação para dar início ao processo de reembolso.