MEC garante que Enem evitará questões com viés ideológico
Medida foi tomada após polêmica no exame do ano anterior

Após a polêmica envolvendo uma questão do Enem 2018, que abordava o dialeto gay, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deixou claro que futuras provas não irão pender para esse viés ideológico. Durante a transmissão ao vivo feita ao lado do presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta (25), Weintraub deu dicas de leitura aos candidatos.
– Acho que questões ideológicas, muito polêmicas, como no passado, não vão acontecer esse ano. Minha sugestão: foquem mais na técnica de escrever, interpretação de texto, foquem muito em matemática, ciências. Em realmente no aspecto que a gente quer desenvolver: o conhecimento científico, a capacidade da pessoa de desenvolver novas habilidades. Essa é minha recomendação.
O ministro aproveitou para anunciar que não há riscos de cancelamento das provas este ano. A apreensão por parte dos estudantes surgiu após a falência da empresa responsável por imprimir as provas.
– Problema tem todo dia, todo mundo tem os seus. Nosso trabalho é evitar que ele chegue até vocês. Havia uma possibilidade que foi afastada. O Tribunal de Contas da União (TCU) foi muito parceiro em compreender o problema. E, assim, o risco de não ter Enem esse ano está totalmente afastado – afirmou.