fbpx
LocalPolítica

Governo busca consenso em um único nome para a Famem 

Pleito que está marcado para acontecer no próximo dia 21 de novembro.

A atual presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) lançou edital de antecipação e convocação para a eleição da nova mesa diretora. Pleito que está marcado para acontecer no próximo dia 21 de novembro.

“A nova Mesa Diretora somente tomará posse no início de 2023, mas a antecipação do processo eleitoral está sendo realizada para facilitar a transição e garantir que mais prefeitos possam participar, uma vez que janeiro é um mês no qual muitos gestores tiram suas férias”, justificou a atual mesa diretora.

Trabalhando para fortalecer o grupo político, o Governo do Estado está trabalhando para intermediar um único nome, de consenso, para o pleito.

O nome forte que surge na disputa é o do prefeito de São Mateus, Ivo Resende (PSB), que tem como principal padrinho político, o ex-prefeito Miltinho Aragão.

Uma reunião chegou a acontecer no Palácio do Leões (sede do governo) mediada pelos secretários estaduais Rubens Pereira (Articulação Política) e Sebastião Madeira (Casa Civil), para começar a definir uma eleição consensual. Participaram da reunião o prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva (PP), o prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira que também miram o comando da Famem, além da presença dos deputados federais André Fufuca (PP) e Rubens Jr.

“Boa reunião para articular políticas públicas e alinhar ações e programas desenvolvidos pelo Governo do Maranhão. A união faz a força, para seguir com políticas inovadoras e concretizando mudanças no Maranhão”, afirmou Ivo Rezende.

“Ao lado do nosso deputado federal André Fufuca participei de uma reunião na Secretaria de Articulação Política do Estado, para alinhar ações e reafirmar nossa parceria com o Governo do Maranhão”, frisou Bruno Silva.

Segundo o secretário de Articulação Política, a ideia do governo é garantir candidaturas únicas entre os aliados. ‘‘ Na Famem, por exemplo, queremos que somente um prefeito da nossa base aliada seja candidato’’, salientou Rubens Pereira.

Enquanto o governo se fortalece, o grupo capitaneado pelo senador Weverton Rocha, derrotado nas urnas, continua em queda livre.

O PDT, partido controlado pelo congressista, a partir de 2023, perderá espaço no controle de receitas, como é o caso da Câmara Municipal de São Luís, presidida pelo pedetista vereador Osmar Filho e a própria Famem, atualmente dirigida pelo braço direito de Weverton Rocha, o prefeito de Igarapé Erlânio Xavier.

Outros que apostaram no êxito do senador, os pseudos jornalistas (a gangue digital) que embarcaram no aloprado ‘foguete sem ré’ estão jogados à míngua, e para sobreviver tentam aproximação com o governo Brandão. Depois de tanto implantar fakes News, disseminar ilações será bem difícil os integrantes da gangue digital conseguirem abrigo no novo governo.

O governo segundo o secretário Rubens Pereira, já articula também a intermediação na eleição da mesa diretora de 2023/2024 da Assembleia Legislativa do Maranhão, assim também como começa a pensar no novo secretariado.

Leia mais:

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo