AA segurança pública é a área temática do governo com a pior avaliação entre os brasileiros. É o que mostra a pesquisa do instituto Atlas realizada entre os dias 20 e 25 de setembro. A pasta é comandada por Flávio Dino, um dos favoritos para ser indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o estudo, que ouviu 3.038 pessoas pelo método de recrutamento digital aleatório, são 20% os brasileiros que consideram o desempenho do governo na área como ótimo e 16% os que veem como bom. Por outro lado, são 47% os que apontam a gestão do setor como péssima e 9% como ruim. Os outros 9% viram desempenho regular. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Também vêm da segurança pública os dois pontos mais questionados pelos entrevistados entre 10 iniciativas do governo testadas na pesquisa. A falha na entrega de imagens de 181 câmeras de segurança do Ministério da Justiça para a CPI do 8 de Janeiro é apontada como um erro por 61% dos entrevistados e como acerto por 13% deles. Outros 26% não souberam. Já atraso no envio ao STF do acordo de cooperação com a Suíça no âmbito da Lava Jato antes da decisão de Dias Toffoli que anulou provas da operação no caso Odebrecht é apontado como erro por 48% dos entrevistados e como acerto por apenas 14%. A mesma pesquisa mostrou que a maioria da população rejeita a decisão do ministro do STF e apontou a avaliação do governo como estável.
Flávio Dino que é considerado um dos maiores juristas do Brasil, foi governador por dois mandatos, mas apesar de ser bastante competente, ainda assim tem como ponto fraco, escolher nomes errados, que muitas vezes não tem o preparo adequado para lidar com a área da Segurança Pública.
Ao entregar o governo ao seu sucessor, o governador Carlos Brandão (PSB), deixou como resultado de péssimas escolhas no setor, as principais instituições em falência, exemplo claro a Polícia Militar e Polícia Civil.
Além de problemas de defasagem no efetivo e estrutural, o setor de segurança ficou abandonado gerando uma crise institucional que teve que ser contornada pelo atual governador Brandão, que tem se desdobrado para estancar essa sangria.
Toda essa problemática foi gerada ainda no governo Dino, principalmente, foi desencadeada porque cargos estratégicos e de confiança foram desenganados a pessoas sem preparo para tal.
Agora na condição de Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino parece repetir os mesmos erros, como aponta a pesquisa Atlas. Com políticas impopulares o resultado é a má avaliação e insatisfação dos brasileiros.





