fbpx
LocalPolítica

Maranhão: um estado de oportunidades

Artigo escrito por José Reinaldo Tavares

O Maranhão é um estado diferenciado no Brasil, principalmente na vasta região brasileira chamada de Arco Norte, que cobre mais da metade de todo o território nacional, exatamente o território que cresce com vigor e se desenvolve.

E isso se dá, principalmente, pela logística de transportes formada por portos profundos, ferrovias de alta qualidade e pela interligação ao maior eixo de transportes do país formado pela Ferrovia Norte-Sul e pelas ferrovias que se ligam a ela. Uma espinha dorsal e suas costelas. Essa ferrovia liga o Complexo Portuário da Baía de São Marcos – que banha São Luís e Alcântara, onde está o Centro Espacial Brasileiro – ao Porto de Santos em São Paulo.

Entre as ferrovias de grande importância que se ligam à Ferrovia Norte-Sul está a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, FICO, que traz a produção do agronegócio de Mato Grosso, o estado que é o maior produtor de grãos do Brasil, para a os portos de Itaqui e Santos. Assim como também a região grande produtora de Grãos, formada pelo MATOPIBA, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, ligada por ferrovia ao Porto do Itaqui.
São cinco portos na Baía de São Marcos. Do lado de São Luís, temos três portos operando, o da Ponta da Madeira, o Itaqui, e o da Alumar. E um em início de construção, o Porto São Luís. Do lado de Alcântara, temos o de maior potencial de todos, o Terminal Portuário de Alcântara, ainda em início de construção.

Essa excelência logística do nosso estado foi descoberta pela China, que escolheu São Luís para fazer parte da expansão da Rota da Seda, o que nos tornará um parceiro importante não só da China, mas da África e de outros países da Ásia, que igualmente farão parte desta Rota da Seda.

ZPE do Maranhão – Em São Luís, será instalada uma grande central de distribuição de produtos da China para a comercialização na região. Esses produtos virão para São Luís em contêineres, que poderão ser usados para levar produtos, não só do estado, mas de toda a região, não só para a China e principalmente para a África, que começa a experimentar grande desenvolvimento com investimentos chineses e precisará de energia, alimentos, cimento, esquadrias de alumínio, aço e muito mais – que seriam industrializados na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) a ser instalada por nós, ainda este ano, em São Luís. É importante ressaltar que, produzir em ZPE, isenta de impostos a exportação dos produtos produzidos ali.
Além disso, estamos com um HUB de hidrogênio Verde e Amônia Verde no Porto do Itaqui, recebendo um grande número de empresas com grandes projetos de energia renovável, eólica e solar, tanto onshore como offshore. Todos querem aproveitar as nossas excelentes condições para exportar ou distribuir no restante do Brasil. E com a ZPE podemos igualar todas as vantagens que qualquer estado nordestino der para atrair empresas. O estado do Maranhão é hoje um estado amigável para os investidores, que terão aqui o respeito e a ajuda que merecem. E estamos com empresas investindo no Shale gás obtido pelo fraturamento das rochas, na área em que estamos extraindo gás natural na Bacia do Parnaíba. Poderemos ter muito gás não convencional assim como petróleo depois desses testes. Isso sem falar da Margem Equatorial brasileira, o novo pré-sal, rico em petróleo, da qual o Maranhão faz parte é que será explorada em breve.

Ou seja, o Maranhão com Brandão só tem uma direção: pra frente rumo ao sonhado desenvolvimento.

José Reinaldo Tavares foi ministro dos Transportes, governador do Maranhão, deputado federal e atualmente exerce o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Governo do Maranhão.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo