LocalPolítica

Forte apoio à região Itaqui-Bacanga

Artigo escrito por José Reinaldo Tavares

Nesta semana, receberemos a visita na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), da Dra. Priscila Cruz, presidente da Todos Pela Educação, uma organização social amparada por grandes empresas interessadas no avanço da educação no País.

O programa, que provisoriamente estamos chamando de Casa da Esperança, tem o objetivo de cuidar das crianças, de zero a seis anos, de famílias pobres ou muito pobres. Não há outra maneira ao nosso alcance que possa, mais diretamente e com tanto foco, começar a mudar a questão da desigualdade social enorme do estado. É evidente que o desenvolvimento econômico, em grande escala, capaz de dobrar nosso PIB continuamente, diminui drasticamente a pobreza como mostrou a China na sua fase de crescimento muito vigoroso, tirando milhões da pobreza. E o Maranhão tem todas as condições de ter um grande desenvolvimento econômico.

Portanto, eu não tenho o menor receio de afirmar que nós vamos crescer muito e isso nos transformará em um estado forte e progressista. Mas, para que todos os maranhenses participem dessa incrível mudança, é preciso não esquecer a geração de meninos e meninas pobres que nascem sem perspectivas maiores na vida e que possam se livrar das deficiências alimentares e da falta de assistência médica que caracterizam essa faixa de pobreza. Esse trabalho precisa começar desde que a criança está na barriga da mãe e ainda não nasceu. A mãe precisa fazer um bom pré-natal, ter acesso a uma alimentação saudável para que a criança nasça forte. Daí, até aos seis anos, ela receberá todo o imenso apoio que uma criança de sua idade precisa ter. E essa criança não pode ser separada da mãe: a mãe também receberá cuidados e ensinamentos para também ter uma oportunidade de viver melhor.

Tudo isso será feito em Casas da Esperança, que acolherão essas crianças e as mães. É um projeto complexo e difícil e nós não vamos poder falhar.

Esperança no futuro – Já conseguimos financiamento para as empresas construírem essas casas que serão, depois de prontas, alugadas ao Governo. E convidamos a Dra. Priscila Cruz para vir a São Luís nos ensinar e assessorar desde a preparação do programa, dos ensinamentos obrigatórios que serão ministrados às crianças, à dependências da Casa da Esperança, à formação e especialização dos profissionais e especialistas que farão parte da equipe de cada casa e nos ajudar a medir em cada idade, em cada ano, se estamos conseguindo o êxito pretendido. Ela estará conosco na próxima quinta-feira, dia 4 de agosto, e temos muita esperança que poderemos assim, com todos esses cuidados, alcançar um grande êxito em um programa tão importante para o nosso futuro.

Essa é a grande preocupação do governador Carlos Brandão. Um homem que conhece as nossas fraquezas, as nossa virtudes e potencialidades. Homem com pés fincados no interior, que conhece muito bem os imensos problemas de nossas cidades. Sabe que a área do Itaqui-Bacanga precisa de um cuidado maior, pois é onde vivem milhares de maranhenses. Se fosse um município separado seria o maior do estado. Muitos projetos para atender essas carências estão sendo elaborados e, logo depois do período eleitoral, serão publicados.

Lula mandou uma bonita e importante mensagem para o povo do Maranhão, que foi mostrada para o imenso público presente na gigantesca Convenção de sábado passado, que homologou a candidatura de Carlos Brandão ao Governo do Estado. Com o apoio do candidato, que está bem na frente nas pesquisas, a gente pobre e necessitada terá apoio garantido.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo