MEDITANDO NO ORIGINAL GREGO DO NOVO TESTAMENTO

{ Deus e o Verbo Zoopoiéo
ζωοποιέω) em Romanos 4:17}
01. Tem-se, inicialmente, a declaração: “Deus o qual vivifica os mortos”.
Esta mesma ação aconteceria no corpo amortecido de Abraão e no ventre amortecido de Sara. “Amortecido” ou “amortecimento”, do grego “νεκρός” (nekrós), “morto”, “sem vida”!
02. Mas o Deus do impossível operária o Seu sobrenatural. Daí, a presença do verbo grego “ζωοποιεω” – ZOOPOIEO: “dar vida”; “vivificar”.
03 – Quando se ressalta, de antemão, que o sujeito desse verbo é exclusividade de Deus, de Jesus, como no versículo de João 5:21 – “Pois assim como o Pai ressuscita e VIVIFICA (zoopoiéo) os mortos, assim também o Filho VIVIFICA (zoopoiéo) aqueles a um quem quer”.
04 – É a colocação: “dos mortos, fazer reviver, vivificar, ou dar vida, envolvendo o mesmo contexto de vida eterna”.
05 – Sim, Zoopoiéo, dar vida ou vivificar.
Em ralação ao casal Sara e Abraão, ocorreu um milagre criativo de Deus para que o filho Isaque fosse gerado.
06 – Claro que Deus não precisou de “possível fertilidade do casal ou não”, haja vista a presença do verbo grego “ποιέω” – ‘poiéo’, considerando que em Gênesis 1:1, na Criação, faz-se presente o verbo hebraico “ בָּרָ֣א- “bará”, que significa “criar do que não existe”!
07 – E, também, o sujeito exclusivo desse verbo é somente Deus.
A chave de compreensão sobre o verbo grego ´ποιεω’ – (poiéo) vem à tona e à luz, para a nossa compreensão, pelo notório fato, de que os 70 sábios Judeus que traduziram a Bíblia Hebraica (תנייך – Tanárh), diante do verbo hebraico בָּרָ֣א -, (bará), traduziram-no facilmente pelo verbo grego “ποιεω” – poiéo (Trata-se, pois, da chamada Bíblia Septuaginta).
08 – Esse verbo, também é relevante e forte na declaração de Jesus em João 14:14 – “Se pedirdes alguma coisa em meu nome -, “EU O FAREI ” – εγώ ποίηση – “EGO POIÊSSO” -, literalmente: “EU A CRIAREI”.
– Sim, o Deus que pode criar algo ou uma situação só para nos abençoar, mesmo diante de impossíveis (Provérbios 21:1 mostra uma maneira de fazê-lo!).
O impossível é o campo fértil para Deus agir!
09 – Para encerrar e não alongar, em relação a ABRAHÃO ( o “H” equivale à letra Hebraica “ה״”(hê), do Nome de Deus (יהוה – “Yavé) e que Ele acrescentou ao nome de Abraão; e, erradamente, não aparece em Português, mas presente, v.g., no Inglês, espanhol -, não duvidou de nada, pois demonstrou que só “era militante”, da Corrente Teológica: “Se a Bíblia disser que um quadrado é redondo, eu aceito”!
10 – E assim, Ele não duvidou de nada mesmo, “mas foi FORTALECIDO NA FÉ, DANDO GLÓRIA A DEUS”!
By Agnaldo L. Sacramento