EducaçãoGeralPolícia

Inep anula três questões do Enem 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na tarde desta terça-feira (18), a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A decisão foi tomada após a equipe técnica identificar semelhanças entre itens da prova e conteúdos que circularam na internet antes da aplicação.

Em nota oficial, o Inep afirmou que a análise foi feita pela comissão responsável pela elaboração das provas.
“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Enem 2025, a equipe técnica analisou as circunstâncias e decidiu pela anulação de três itens aplicados na prova”, diz o comunicado.

As questões anuladas fazem parte da avaliação aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, realizada por mais de 4 milhões de candidatos em todo o país.

O caso ganhou repercussão após a circulação de um vídeo de uma transmissão ao vivo, publicado dias antes da segunda etapa do exame. Nas imagens, um homem apresenta questões consideradas parecidas com as aplicadas no Enem deste ano.

O Inep confirmou que houve “similaridades pontuais” entre o material divulgado e alguns itens do exame, mas reforçou que nenhuma questão foi exibida exatamente como apareceu na prova oficial.

O instituto acionou a Polícia Federal (PF) para investigar o caso e identificar eventuais responsáveis por quebra de sigilo ou vazamento indevido. A PF é responsável por apurar possíveis fraudes no Enem, por se tratar de uma avaliação federal.

O Inep destacou que o exame utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia que exige que todas as questões passem por pré-testes antes de integrarem o Banco Nacional de Itens (BNI), onde ficam armazenadas até serem selecionadas para compor uma edição do Enem.

Participantes desses pré-testes podem ter contato com itens que futuramente serão utilizados nas provas, o que pode explicar a existência de questões semelhantes.

Apesar do episódio, o Inep reafirmou que a aplicação do Enem 2025 ocorreu dentro dos padrões de segurança.

“Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame”, finaliza a nota.

A anulação das três questões não compromete o resultado final dos candidatos, já que o modelo da TRI permite ajustes e a reavaliação dos pesos de cada item.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo