fbpx
GeralInternet e Redes Sociais

Meta adota classificação PG-13 e reforça proteção para adolescentes no Instagram

A Meta anunciou novas medidas de segurança para contas de adolescentes no Instagram, que passarão a seguir o padrão de classificação indicativa PG-13, utilizado pela Motion Picture Association (MPA) — órgão responsável por classificar filmes e produções audiovisuais nos Estados Unidos. A mudança, iniciada nesta terça-feira (14), tem como objetivo limitar o acesso de menores de 18 anos a conteúdos considerados inadequados.

Com a nova configuração, o Instagram restringirá automaticamente postagens com linguagem ofensiva, desafios perigosos, incentivo ao uso de drogas e outros temas impróprios para essa faixa etária. Além disso, adolescentes não poderão interagir, seguir ou receber mensagens de perfis que compartilhem conteúdo adulto. Termos e buscas relacionados a álcool e outras substâncias também serão bloqueados.

Segundo a Meta, a iniciativa busca oferecer aos pais e responsáveis um parâmetro de segurança semelhante ao usado no cinema, criando uma experiência digital mais apropriada para jovens. As restrições começaram a ser aplicadas nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá, e devem ser estendidas a outros países — incluindo o Brasil — até 2026.

A empresa informou ainda que as novas configurações não poderão ser alteradas sem autorização dos responsáveis. O Instagram também contará com a opção “Conteúdo Limitado”, que amplia o nível de restrição. Medidas semelhantes devem ser implementadas no Facebook, reforçando a política de proteção ao público jovem em todas as plataformas da Meta.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo