
Mais de 5 milhões de eleitores estão aptos a votar no Maranhão nas eleições gerais de 2026, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com esse número, o estado possui o quarto maior colégio eleitoral da Região Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia, Pernambuco e Ceará.
Em todo o país, o eleitorado ultrapassa a marca de 150 milhões de pessoas. As eleições de 2026 irão definir os ocupantes dos cargos de presidente da República, governador, senadores e deputados federais e estaduais. O primeiro turno está marcado para o primeiro domingo de outubro.
O prazo final para tirar o primeiro título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral ou regularizar pendências junto à Justiça Eleitoral é 6 de maio de 2026. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado para a realização do pleito.
O alistamento eleitoral é obrigatório para cidadãos maiores de 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e eleitores com mais de 70 anos. Manter o título em situação regular é requisito para a emissão de passaporte, obtenção de carteira de identidade e recebimento de salário em cargos públicos.
A corrida eleitoral já ocorre sob novas regras. Desde 1º de janeiro, todas as pesquisas eleitorais precisam ser registradas na Justiça Eleitoral, e gestores públicos estão sujeitos a restrições legais para evitar o uso indevido da máquina administrativa.
O eventual segundo turno das eleições para presidente e governador está previsto para o dia 25 de outubro. Já as datas de posse foram alteradas, com o presidente da República assumindo o cargo em 5 de janeiro de 2027.





