O governador do Maranhão, Carlos Brandão, publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (2) a recondução do ex-secretário de Comunicação Ricardo Garcia Cappelli ao cargo de membro titular do Conselho Fiscal da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável pela administração do Porto do Itaqui.
O ato chama atenção pelo contexto político em que Brandão se encontra, especialmente diante das tensões recentes entre o Palácio dos Leões e setores alinhados ao ministro do STF, Flávio Dino. Radicado atualmente em Brasília, Cappelli é considerado um dos principais aliados do ex-governador.
A recondução tem validade retroativa a março de 2025, período em que o mandato de dois anos do conselheiro chegou ao fim. Ricardo Cappelli havia sido nomeado originalmente em março de 2023, com direito a prorrogação por mais dois anos, conforme previsto no estatuto da estatal.
De acordo com o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que assina o ato junto com Brandão, a recondução seria um procedimento “automático”, caracterizado como simples prorrogação de mandato. Ainda assim, o gesto ocorre em um momento politicamente sensível para o governador, que poderia optar por renovar ou não o vínculo com um aliado direto de Dino.
A decisão, portanto, é interpretada nos bastidores como um movimento político calculado, visto por parte da classe política como mais um aceno de Brandão ao grupo dinista, mesmo com o cenário de desgaste e distanciamentos recentes.
Veja o ato no Diário Oficial do Governo:






