PF prende bando que roubou R$ 1,6 milhão da Caixa Econômica de Vitorino Freire
Operação "Stamp" cumpriu mandados em três estados e desarticulou grupo que usou reféns em assalto cinematográfico a agência de Vitorino Freire, em março.
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a Operação Stamp, visando desarticular uma organização criminosa responsável pelo audacioso roubo à agência da Caixa Econômica Federal no município de Vitorino Freire, interior do Maranhão, ocorrido em março de 2025.
A operação mobilizou 51 policiais federais para o cumprimento simultâneo de 11 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária. As ações ocorreram nos estados do Maranhão, Piauí e São Paulo.
O Assalto Audacioso
O roubo, em março, chocou a região pela violência e planejamento. Na ocasião, seis criminosos encapuzados e fortemente armados com fuzis invadiram a agência. Para garantir a fuga, eles fizeram seis pessoas de reféns, utilizando-as como escudo humano em frente ao prédio.
Segundo a PF, após renderem os funcionários e clientes, os assaltantes explodiram o cofre e caixas eletrônicos, subtraindo uma quantia estimada em R$ 1,6 milhão. Os reféns foram posteriormente libertados durante a fuga.
Os mandados de busca e prisão foram cumpridos nas cidades maranhenses de Paço do Lumiar, Imperatriz, Bacabal e Santa Inês, além de Parnaíba (PI) e Miracatu (SP), indicando a dimensão interestadual do grupo criminoso.
Os suspeitos presos nesta terça-feira poderão ser indiciados pelos crimes de roubo majorado e organização criminosa.



