Veja as imagens e detalhes da prisão do líder do Bonde dos 40; preso em Barreirinhas
Policiais civis da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) prenderam, nesta segunda-feira (27), em Barreirinhas, um dos principais líderes da facção criminosa Bonde dos 40, com forte atuação na Grande São Luís.
VEJA AS IMAGENS:

O criminoso, identificado como Mustafá, estava foragido da Justiça e foi capturado por equipes do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), da própria Seic. A prisão foi realizada em cumprimento a mandado condenatório pelos crimes de homicídio tentado e consumado.
Mustafá possui três condenações definitivas. A primeira, expedida pelo Tribunal do Júri de São Luís, determinou pena de 10 anos de prisão pela participação no assassinato do policial civil Cristiano Azevedo da Mota e por uma tentativa de homicídio, ambos ocorridos em 2012, no bairro Sá Viana.
A segunda condenação, da 1ª Vara de Paço do Lumiar, também fixou pena de 10 anos de reclusão, por organização criminosa, relacionada aos ataques a ônibus em São Luís, registrados em 2016. Já a terceira sentença, em primeira instância, impõe pena superior a cinco anos de prisão em regime semiaberto.
Além dessas condenações, o criminoso ainda é réu em outro processo, que apura homicídio qualificado, em tramitação na 2ª Vara de São José de Ribamar.
De acordo com as investigações, Mustafá mantinha ligação direta com uma facção de origem carioca, responsável por promover eventos conhecidos como “Bailes de Israel”, realizados em diferentes cidades do Maranhão.
Durante a ação policial, realizada em uma residência no município de Barreirinhas, foram apreendidos um veículo de luxo, uma moto aquática e aparelhos celulares, que serão analisados e poderão auxiliar nas investigações.
Veja mais imagens:

A polícia informou que o criminoso ocupava posição de liderança dentro da facção e costumava andar protegido por seguranças fortemente armados. Ele também frequentava os bairros Barreto, Jordoa e áreas adjacentes, em São Luís, onde mantinha influência direta nas ações do grupo.
Após a prisão, as equipes da Seic retornaram à capital com o detido. A ação faz parte das estratégias de enfrentamento às lideranças de facções criminosas que atuam tanto na Região Metropolitana de São Luís quanto no interior do estado.
VÍDEOS:





