Trio de faccionados é preso no Gapara

Três homens foram presos na tarde de terça-feira (14), durante uma operação da Polícia Militar do Maranhão, por meio da Agência Regional de Inteligência (ARI) do Comando de Policiamento de Área Metropolitana Sul (CPAM Sul). A ação ocorreu na Invasão Nova do Residencial Luís Bacelar, no bairro Gapara, área Itaqui-Bacanga, em São Luís, e contou com o apoio do Grupo Tático Móvel (GTM Bravo) do 1º BPM.
Os suspeitos foram identificados como Israel Vitor, conhecido como Vovozona, de 29 anos; Gabriel Marques Pereira Sousa, o Megatron, de 22 anos; e Valdenilson Santos Ferreira, o Dedé, de 29 anos. Segundo a polícia, todos seriam integrantes de uma facção criminosa com atuação em diversas áreas da capital maranhense, envolvida em assaltos, tráfico de drogas e homicídios.
Com o grupo, os policiais apreenderam uma arma de fogo de fabricação artesanal calibre 20, grande quantidade de drogas (maconha, crack e cocaína), além de celulares, dinheiro, uma motocicleta Honda XRE vermelha sem placa, e um capuz tipo balaclava.

De acordo com informações da PM, Gabriel “Megatron” tinha mandado de prisão preventiva por roubo qualificado, expedido pelo Plantão Judiciário Criminal da Comarca de São Luís (TJMA). Ele havia sido preso em flagrante no dia 10 de outubro, após participar de um assalto a um lava-jato no bairro Cohab, ocasião em que se acidentou durante a fuga. O suspeito, no entanto, conseguiu escapar do Instituto de Criminalística (Icrim), onde realizava exame de corpo de delito.
As investigações indicaram que “Megatron” estava escondido no bairro Gapara, junto de outros integrantes da facção. As equipes da ARI 01 CPAM Sul montaram um cerco em dois barracos e realizaram as prisões.
Os suspeitos foram encaminhados ao Plantão Central da área Itaqui-Bacanga, onde foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo, além do cumprimento do mandado de prisão por roubo qualificado.