
Deputados da base de sustentação do governador Carlos Brandão no Congresso mostraram sua força ao derrubar uma das principais medidas econômicas do governo Lula.
Amanda Gentil (Progressistas), filha do secretário de Estado da Agricultura do governo Brandão; Allan Garcês (Progressistas), suplente do ministro André Fufuca; o deputado Aluísio Mendes (Republicanos), que comanda a Secretaria de Esportes por meio de um aliado; e Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), fiel escudeiro e apontado como possível nome ao Senado pela chapa do sobrinho do governador, Orleans Brandão, votaram contra a proposta.
O voto coordenado dos parlamentares maranhenses deixou cristalina a capacidade de articulação política de Brandão em âmbito federal, mesmo em uma medida contrária aos interesses do governo Lula. A atuação dos aliados do governador oligarca foi em favor dos bilionários e contra o povo brasileiro.
Dessa maneira, os super-ricos escaparam de pagar uma tributação extra de R$ 17 bilhões, o que deve causar desequilíbrio nas contas públicas — e, como sempre, quem pagará a conta serão os brasileiros menos favorecidos.
A votação é um símbolo e uma confirmação de que o presidente Lula não pode confiar nem contar com esses deputados federais aliados do governador coronel-oligarca Carlos Brandão, principalmente em pautas essenciais e importantes para o país.