Criminoso mais procurado do Nordeste morre em confronto com a polícia no MA

Um dos criminosos mais procurados do Nordeste, Jonathan de Araújo Vidal, de 26 anos, morreu neste domingo (5) após confronto com a polícia no povoado São Gregório, zona rural de Tutóia, Maranhão.
Conhecido no meio criminal como “22”, Jonathan era apontado como líder de facção e responsável por ao menos 22 execuções. Ele possuía mandados de prisão nos estados do Maranhão, Piauí e era também procurado pelas autoridades do Ceará.
Segundo o 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2º BPTur), o criminoso vinha aterrorizando comunidades na região e expandindo a atuação de sua facção em cidades como Tutóia, Paulino Neves, São Bernardo, Santa Quitéria e Parnaíba, área de divisa entre os três estados.
Jonathan respondia por diversos crimes graves, incluindo homicídio qualificado, tráfico de drogas, roubo qualificado, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e fuga do sistema prisional. Ele estava foragido desde maio de 2024, quando escapou da Penitenciária Mista de Parnaíba, no Piauí.
Entre os crimes atribuídos ao criminoso estão a chacina de três pedreiros em Parnaíba (setembro de 2023), o assassinato de um casal na rodovia MA-034 e o homicídio de um mecânico em Tutóia.
A operação que resultou na morte de Jonathan foi fruto de um trabalho conjunto entre as polícias civis e militares do Maranhão, Piauí e Ceará, com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICO/PI).
Durante a abordagem, Jonathan reagiu e atirou contra os policiais, sendo baleado no confronto. Ele ainda foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Lucas Veras, mas não resistiu aos ferimentos.