fbpx
GeralMundo

Terremoto no Afeganistão mata mais de 800 e deixa milhares de feridos

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o leste do Afeganistão na noite do último domingo (31), provocando a morte de ao menos 800 pessoas e deixando mais de 1.300 feridos, segundo autoridades locais.

O abalo sísmico ocorreu às 23h47 no horário local (16h17 em Brasília), com epicentro a 27 km da cidade de Jalalabad, na província de Nangarhar, e a uma profundidade de apenas 8 km, o que aumentou significativamente o impacto destrutivo. O tremor também foi sentido nas províncias vizinhas de Kunar e Laghman, além de ter alcançado Cabul e Islamabad, capital do Paquistão, a cerca de 140 km do epicentro.

Segundo o governo administrado pelo Talebã, dezenas de vilarejos foram devastados. Casas inteiras desabaram e moradores ficaram soterrados sob os escombros. Relatos dão conta de que deslizamentos de terra bloquearam estradas nas áreas montanhosas, dificultando o acesso das equipes de resgate.

Helicópteros têm sido utilizados para transportar os feridos ao Aeroporto de Nangarhar, de onde seguem em ambulâncias para hospitais da região. A situação nas unidades de saúde é crítica: em Asadabad, capital da província de Kunar, um médico relatou à BBC que o hospital local está superlotado, recebendo pacientes “a cada cinco minutos”.

O regime Talebã afirmou que todas as forças civis e militares foram mobilizadas para os trabalhos de resgate e atendimento às vítimas. No entanto, o isolamento das áreas atingidas, combinado com a precariedade da infraestrutura local, agrava os desafios logísticos.

Diante da tragédia, o governo afegão solicitou ajuda da comunidade internacional, destacando a necessidade urgente de equipamentos, medicamentos e equipes de apoio para enfrentar a crise humanitária. (Com informações da BBC.COM)

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo