fbpx
GeralMundo

Exportações brasileiras à Venezuela enfrentam novas tarifas de até 77%  

A Venezuela passou a aplicar tarifas que variam de 15% a 77% sobre produtos brasileiros, afetando diretamente as exportações de Roraima. A medida teria sido adotada sem aviso prévio, inclusive em casos que, segundo o acordo do Mercosul, deveriam ter isenção com apresentação de certificado de origem. Ainda não há confirmação oficial sobre os motivos da cobrança.

A decisão, que ainda não foi explicada pelas autoridades venezuelanas, pode ter sido causada por erro burocrático ou orientação do governo local. A informação foi divulgada pela Folha de Boa Vista.

O governo de Roraima informou nesta sexta-feira (25) que já acionou o Ministério das Relações Exteriores e outras autoridades federais. Segundo nota oficial, a Venezuela é atualmente o principal destino das exportações do estado, respondendo por mais de 70% da movimentação comercial internacional da região.

A Federação das Indústrias de Roraima (Fier) iniciou apuração interna para entender por que os certificados de origem dos produtos brasileiros não estão sendo aceitos pelas autoridades venezuelanas, segundo relatos de exportadores. A entidade afirma estar em contato direto com autoridades brasileiras e venezuelanas para tentar resolver a situação rapidamente.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a Venezuela foi o principal parceiro comercial de Roraima no primeiro semestre de 2025, com exportações que somaram US$ 41,5 milhões.

O Mdic informou que não confirma oficialmente o aumento das tarifas, mas reconhece que recebeu relatos de dificuldades enfrentadas por exportadores brasileiros para operar na Venezuela. O governo federal acompanha o caso e aguarda esclarecimentos das autoridades venezuelanas.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo