Jovem é morto com golpe de punhal durante evento religioso em Barra do Corda; suspeito foi preso

Um jovem foi brutalmente assassinado com um golpe de punhal no pescoço na noite do último sábado (16), durante a realização da Caminhada da Família, evento promovido pela Igreja Católica em alusão ao encerramento da Semana da Família, em Barra do Corda, município localizado às margens da BR-226, no interior do Maranhão.
A vítima, identificada como Valdean do Nascimento Sousa, chegou a ser socorrida e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, ainda com a arma cravada no pescoço. Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado pouco tempo depois.

De acordo com a Delegacia Regional de Polícia Civil, o principal suspeito do crime é Hawan Lima Sousa, de 25 anos, que foi preso na tarde de domingo (17), após uma força-tarefa montada pela 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda e pelo 2º Distrito Policial de Grajaú. A operação contou com apoio de imagens de câmeras de segurança do município.
Segundo a polícia, a motivação do crime estaria relacionada a desavenças pessoais entre vítima e acusado, que, segundo apurações iniciais, eram colegas de faculdade e já tinham conflitos anteriores.
A defesa de Hawan, no entanto, informou que o suspeito se apresentou de forma voluntária à delegacia. Em nota divulgada pelos advogados Adriana Alves e Jeasy Nogueira, também foi relatado um “grave erro de identificação”, em que o irmão de Hawan, que atua como dentista, foi apontado indevidamente como autor do crime em publicações iniciais.
Hawan Lima Sousa teve prisão temporária decretada pela Justiça, a pedido da Polícia Civil e do Ministério Público. O prazo inicial da detenção é de 30 dias, podendo ser prorrogado. O acusado segue à disposição das autoridades enquanto as investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do homicídio.