
O vereador Wendell Martins pode estar prestes a deixar a base de apoio do governador Carlos Brandão, após sinais cada vez mais evidentes de afastamento político e institucional por parte do Palácio dos Leões. (VEJA OS VÍDEOS NO FIM DA MATÉRIA) Apesar de ser uma das lideranças mais legítimas e enraizadas na região Itaqui-Bacanga, Wendell tem sido preterido em articulações e ações de governo em seu próprio reduto eleitoral, o mesmo onde, em 2024, obteve a maior votação da história para o cargo de vereador.
O incômodo é grande entre aliados do parlamentar. Eles relatam que o governo estadual, mesmo diante da representatividade de Wendell, tem priorizado o diálogo com outras lideranças, inclusive vereadores sem qualquer histórico de atuação na região. Isso tem causado constrangimento político e uma clara sensação de desprestígio dentro da base aliada.
Wendell Martins milita há anos na região, junto com sua família, e ajudou a construir pontes políticas importantes para o grupo que hoje governa o estado. Antes mesmo de ser eleito vereador, já era uma voz presente e atuante na região Itaqui-Bacanga. Ou seja, não se trata apenas de capital eleitoral, mas de legitimidade histórica e social. O desinteresse em dialogar com esse perfil de liderança é visto por analistas como um erro estratégico do governador Carlos Brandão, que insiste em abrir espaço para figuras externas à comunidade, em detrimento de quem possui, de fato, a escuta e a confiança popular.
Mesmo diante da indiferença do governo, Wendell Martins tem mantido o apoio ao governador e ao projeto político de Orleans Brandão, sobrinho do governador e pré-candidato ao governo. A fidelidade, no entanto, parece unilateral. Há uma crescente pressão interna para que o vereador reavalie sua permanência no grupo governista, especialmente diante da possibilidade de apoiar projetos políticos mais coerentes com sua base.
Nos bastidores, o desfecho parece cada vez mais inevitável. Fontes próximas afirmam que Wendell estaria muito próximo de anunciar seu rompimento com o governo e deixar de vez o projeto da família Brandão. A decisão, caso confirmada, representaria uma perda considerável para a articulação política estadual, que deixaria de contar com uma liderança legítima e incontestável na principal região de São Luís em termos de densidade eleitoral e engajamento popular.
O descompasso entre a vontade do povo do Itaqui-Bacanga e as escolhas feitas dentro do Palácio dos Leões revela não apenas desconexão política, mas também uma estratégia arriscada, que pode custar caro ao grupo no cenário eleitoral que se aproxima. A eventual migração de Wendell Martins para outro grupo político tem potencial para reconfigurar a dinâmica de poder na capital maranhense, e transformar o desconforto silencioso em ruptura declarada.
Como avalia um aliado do vereador:
“Quem desdenha, não quer. E o povo, que sabe reconhecer seus verdadeiros representantes, também sabe retribuir o desprezo nas urnas.”
Veja os vídeos abaixo do desabafo: