
O Brasil alcançou, em maio, o maior número de inadimplentes já registrado pela Serasa: 77 milhões de pessoas estão com o nome negativado. O valor médio das dívidas por cidadão é de R$ 6.036, totalizando aproximadamente R$ 465 bilhões em débitos acumulados.
Além do impacto direto na restrição de crédito, a inadimplência pode levar à negativação do nome e, em casos extremos, à perda de bens. Segundo a Serasa, foram registrados 298,5 milhões de débitos em aberto — também um recorde histórico. Em relação a abril, houve aumento de 1% no valor médio das dívidas.
Especialistas apontam que a falta de educação financeira é uma das principais causas do endividamento. Enquanto países como Estados Unidos, Suécia, Canadá e Austrália já incorporaram o tema nos currículos escolares, o Brasil ainda enfrenta obstáculos para implementar uma política ampla de formação financeira.
Apesar do cenário preocupante, consumidores inadimplentes têm direitos garantidos por leis federais, como o Código de Defesa do Consumidor, a Lei do Superendividamento e a Constituição. Esses mecanismos impõem limites às ações dos credores e asseguram canais de negociação e recuperação de crédito.