
O Ministério Público do Maranhão denunciou Maria Eduarda Marques, de 22 anos, por tentativa de feminicídio qualificado, após duas tentativas de envenenar a própria mãe, internada no Hospital Geral da Vila Luizão, em São Luís. A vítima, Sandra Maria Marques, estava hospitalizada devido a um quadro de atrofia multissistêmica quando os episódios ocorreram, em abril deste ano.

De acordo com a denúncia, no dia 24 de abril, a jovem entregou à equipe de enfermagem um frasco contendo bolinhas pretas, alegando se tratar de medicação para a mãe. Desconfiada, a técnica de enfermagem acionou a equipe médica, que identificou sinais de adulteração no conteúdo. O material foi encaminhado para perícia, que confirmou tratar-se de pesticida.
Três dias depois, em 27 de abril, Maria Eduarda voltou a insistir, entregando novo frasco com substância semelhante. Desta vez, a equipe acionou imediatamente a polícia. Laudos técnicos confirmaram a presença de terbufós e alfametrina, substâncias presentes no popularmente conhecido “chumbinho”, utilizado como veneno.
Após o ocorrido, a jovem se mudou para o município de Santa Rita, onde foi localizada e presa em flagrante na última segunda-feira (21), ao sair de uma academia. A Justiça deve decidir, nos próximos dias, sobre a manutenção da prisão preventiva.
A motivação do crime ainda está sob investigação.