
A sessão de julgamento foi realizada na terça-feira (8) e contou com a oitiva de 17 testemunhas, entre defesa e acusação. Ao final, o júri considerou Jorge da Costa culpado pelo homicídio qualificado do patrão, com agravantes como sequestro, tortura e ocultação de cadáver.
Luiz Amorim Fernandes, de 79 anos, era um reconhecido pecuarista em Bacabal e pai de Luiz Amorim Fernandes Júnior, que na época atuava como secretário-adjunto da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (SEINC).
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o pecuarista foi sequestrado no dia 26 de fevereiro de 2022.
Seu corpo foi encontrado no dia seguinte dentro de sua própria caminhonete, abandonada em uma área de matagal próximo ao povoado Pedra do Rumo, onde mantinha uma fazenda.
A perícia apontou que a vítima apresentava sinais de espancamento, tortura e cortes profundos na região do pescoço.
Inicialmente, Jorge da Costa, que trabalhava como caseiro na propriedade da vítima, foi tratado como testemunha.
Em depoimento à polícia, afirmou que havia sido rendido junto com o patrão por dois homens armados enquanto trafegavam por uma estrada vicinal.
Disse ainda que foi agredido, amarrado e encapuzado, conseguindo fugir posteriormente e buscar ajuda em uma fazenda da região, de onde foi levado a um hospital.
No entanto, diversas contradições em seus relatos chamaram a atenção dos investigadores.
As inconsistências levaram a polícia a aprofundar as investigações e, poucos dias depois, a Justiça decretou a prisão preventiva de Jorge, que passou à condição de principal suspeito.
Ele está preso desde então, cumprindo pena em uma unidade prisional no município de Coroatá.
A principal motivação do crime, segundo a investigação, teria sido a descoberta, por parte da vítima, de que animais de sua fazenda estavam sendo vendidos sem seu consentimento — o que levantou a suspeita de desvio de bens e pode ter motivado o assassinato.
Duas outras pessoas chegaram a ser presas durante a investigação, mas foram liberadas por falta de provas de envolvimento no crime.