
Marcando o início da agenda, será lançada a operação “Férias com Segurança”, voltada à orientação de banhistas e ao reforço da segurança em áreas aquáticas, como praias, rios e balneários. A operação se estende ao longo de todo o mês de julho e contará com ações preventivas em São Luís e em cidades do interior do estado.
Um dos destaques será o simulado de salvamento aquático, que ocorrerá na quarta-feira (2), às 7h, no posto de guarda-vidas da praia de São Marcos, próximo ao Ipem, na Avenida Litorânea. A atividade contará com demonstrações de resgate por equipes especializadas, orientações sobre prevenção de afogamentos, comportamentos seguros em áreas de banho e noções básicas de primeiros socorros.
Programação
A semana contará com uma série de eventos abertos ao público e direcionados a diferentes públicos, promovendo diálogo, conscientização e valorização da atividade de bombeiro militar.
Terça-feira (1º): Abertura da programação com a palestra “Democracia e Direitos Humanos”, ministrada pelo juiz Nelson Moraes Rego, às 15h, no auditório da Fecomércio, no Jardim Renascença, em São Luís.
Quarta-feira (2): Além do simulado de salvamento, será realizada a cerimônia de entrega da boina “Heróis de Fibra” aos alunos do Colégio Militar 2 de Julho – Unidade II, e o lançamento do programa Bombeiro Mirim, no município de Caxias.
Quinta-feira (3): A tradicional Travessia dos Cadetes, que parte da rampa Campos Melo (Beira-Mar) até a praia da Ponta d’Areia, a partir das 10h.
Sexta-feira (4): Palestra “A dificuldade de manter a saúde nutricional e emocional diante das missões”, ministrada pela nutricionista Raíra Carvalho, às 9h, no auditório do Colégio Militar 2 de Julho – Unidade I, na Vila Palmeira.
Sábado (5): Abertura do curso Instrução de Nivelamento Florestal (INC Florestal), voltado à atualização de técnicas para combate a incêndios florestais durante o período de estiagem. A capacitação ocorrerá no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, no bairro Tibiri, em São Luís.
Domingo (6): Encerrando a programação, será realizada a Corrida do Fogo, com a participação de militares e civis.
As ações buscam valorizar a atuação dos profissionais da segurança e reforçar a cultura de prevenção, cuidado e preparação diante de riscos, especialmente durante o período de férias, quando aumentam os casos de acidentes aquáticos.