
O São João do Maranhão 2025 está encantando turistas e moradores com a riqueza e diversidade de atrações, apenas neste fim de semana são mais de 300 apresentações nos arraiais oficiais que contam com realização e/ou apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). O fim de semana conta ainda com as homenagens pelo Dia de São Pedro na Madre Deus e São Marçal no João Paulo.
Para a turista Helen Patrícia que aproveitou a noite de sexta-feira (27) para visitar o Centro Histórico e curtir a programação do Caminhos da Cultura, que integra o São João do Maranhão 2025, a capital maranhense transmite uma atmosfera única que encanta os visitantes.
“Eu venho de uma cidade histórica, Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), para encontrar o verdadeiro São João e que festa! A cidade está pronta, tudo típico, você inspira e respira o ar do São João nesse lugar, é maravilhoso. Eu ainda estou comendo um arroz de cuxá com peixinho frito, voltarei sempre ao Nordeste”, afirmou.
Com o Caminhos da Cultura, o Centro Histórico conta com apresentações simultâneas em cinco polos que homenageiam personalidades que marcaram a história do São João Maranhense: Polo Coxinho (Praça da Fé), Polo Guriatã (Praça dos Catraieiros), Polo Cláudio Pinheiro (Beco Catarina Mina), Polo Dona Teté (Rua Portugal) e Polo Mestre Felipe (Praça Nauro Machado).
No Polo Cláudio Pinheiro, no Beco Catarina Mina, a programação contou com apresentações do Forró Pé-de-Serra Encaixotado, PP Junior, Mariana Rosa e da cantora Paula Nordestina, que mistura música, dança e até mesmo um pouco de teatro em seus shows.
“Eu preparei uma homenagem para João do Vale e, também, temos uma homenagem para Rita de Cássia. O meu show é um pouco teatral e vamos chamar o povo para fazer a quadrilha de São João”, comentou Paula Nordestina antes da apresentação.
Além da riqueza cultural do São João maranhense, outra característica que chama a atenção do público é a tranquilidade para aproveitar a festa. A enfermeira Núbia Valquíria Monteiro levou a família para aproveitar a programação no Arraial da Vila Palmeira e ficou encantada.
“O Arraial da Vila Palmeira está esplêndido. É um ambiente que acolhe a família e eu trouxe a minha filha de sete anos. Vejo que é um lugar seguro e um ambiente em que ela pode brincar e conhecer mais um pouco da nossa cultura”, comentou.
Na noite de sexta-feira, o Arraial da Vila Palmeira contou com atrações como Quadrilha Junina Fogueira Viva, Boi Upaon-Açu, BMB de Maracanã, Japa do Arrocha, Boi de Santa Fé e Boi do João Paulo.
Entre os destaques da noite de sexta-feira esteve a programação do Arraial de Santo Antônio, que é realizado no Largo de Santo Antônio, e celebrou o Dia Estadual do Cacuriá, comemorado no dia 27 e que marca o aniversário de Dona Teté, que faleceu em 2011 e deixou um verdadeiro legado para a manifestação cultural típica do Maranhão.
Entre as atrações do arraial estiveram os grupos Cacuriá Mirim de Ildenê, Cacuriá da Luz, Cacuriá da Basson e o Cacuriá Balaio das Rosas; além das apresentações do Tambor de Crioula Prazer de São Benedito, Bumba Boi de Guimarães e Bumba Boi de Iguaíba.
Ao todo são 13 arraiais no circuito oficial do São João do Maranhão na Grande Ilha e a programação continua nesse sábado (28), domingo (29) e segunda-feira (30) com uma diversidade de atrações, destaque para dois momentos especiais: a homenagem a São Pedro de sábado para domingo e a São Marçal na segunda.
Em comemoração ao Dia de São Pedro, no domingo, os grupos de bumba boi realizam um cortejo na Capela de São Pedro, na Madre Deus. Os grupos se reúnem no Largo de São Pedro e se alternam na visita à capela. Essa celebração começa ainda no sábado, por volta das 18h, e segue pela madrugada de domingo.
Já na segunda-feira, os grupos de bumba boi, especialmente do sotaque de matraca, se reúnem na avenida principal do João Paulo marcando as homenagens a São Marçal.
Essas duas tradições fazem parte da identidade cultural do estado e contam com apoio do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).