
A vacinação contra a gripe Influenza já alcançou 620.296 pessoas no Maranhão até a última terça-feira (27). Os dados refletem o avanço da campanha e a importância da imunização como ferramenta essencial para prevenir complicações graves e reduzir internações provocadas pelo vírus.
Em São Luís, 97.893 pessoas já foram imunizadas com as três doses disponíveis.
Do total de vacinados no estado, 361.226 doses foram aplicadas em grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Outras 259.070 doses foram administradas em públicos diversos.
A meta da campanha é vacinar 90% do grupo prioritário. Até o momento, aproximadamente 64% desse público-alvo já foi imunizado.
Em São Luís, a vacinação está disponível nas Policlínicas da Cidade Operária e do Vinhais, além das salas de vacinação dos hospitais Dr. Genésio Rêgo, Vila Luizão e Aquiles Lisboa, e também em postos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas nos bairros.
A população também conta com um ponto de drive-thru, no Parque do Rangedor, que funciona aos fins de semana, das 9h às 18h, facilitando o acesso à vacina.
Para atender casos leves de síndromes gripais, está em funcionamento um ponto de atendimento no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís. O local funciona diariamente, das 7h à meia-noite, com atendimento por demanda espontânea, especialmente para adultos e idosos com sintomas gripais leves, como febre, tosse e mal-estar — desde que não apresentem sinais de esforço respiratório.
Especialistas reforçam que manter a vacinação em dia é fundamental. “A imunização ajuda a evitar infecções graves. Mesmo quando o paciente contrai o vírus, os sintomas tendem a ser mais leves. Entre as possíveis complicações está a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode evoluir para pneumonia. O principal sinal de alerta é a falta de ar, que exige atendimento médico imediato”, alerta o médico infectologista Bernardo Wittlin.