
Recortes das belezas naturais, culturais e históricas que simbolizam o Maranhão compõem o cenário ideal para ambientar reuniões e muito networking entre os players do mercado turístico, nacional e internacional, e destacam-se em um estande de 35 m² na área premium do Centro de Feiras do Serra Park, onde realizar-se-á o Festuris ano 35, no município de Gramado, Rio Grande do Sul. O evento, considerado o maior palco de conteúdo do turismo da América Latina, vai desta quinta-feira (9) a domingo (12). A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) está marcando presença estratégica no evento.
Toda a estrutura foi pensada para promover os destinos maranhenses, lá no sul do Brasil. As imagens em alta resolução mostram as cachoeiras da Chapada das Mesas, as dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, os casarões da capital revestidos de azulejos portugueses e não poderia faltar o bumba-meu-boi, figura principal do complexo cultural eleito patrimônio cultural imaterial da humanidade, pela Unesco.
No painel de led do estande da Setur-MA, também vão ser veiculados vídeos promocionais sobre os destinos turísticos maranhenses mais procurados pelos turistas: Lençóis e Delta, São Luís e Chapada das Mesas.
Um viés importante da feira é a efetivação de negócios e parcerias, que se iniciam, muitas vezes, a partir das reuniões realizadas durante os dias de atividades. “A representatividade do Festuris para o setor do turismo é enorme. Estar aqui é revelar os pontos fortes do Maranhão para os atores mais dinâmicos do mercado: empresários, agentes de viagens e outros profissionais do segmento. Viemos fazer o convite para todos eles conhecerem e divulgarem os encantos da nossa terra”, declara a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Este ano, o Festuris traz um conteúdo todo conectado ao tema “Capital Humano: a chave da transformação”. Os expositores tem liberdade para exibir os produtos de forma irreverente. A equipe maranhense, por exemplo, saiu de casa preparada para apresentar nuances da cultura do estado. Na bagagem, sabores típicos como: camarão, farinha, tiquira e outras cachaças produzidas no Maranhão, além de geleias de frutas regionais. Uma prova que a gastronomia também é forte indutora do turismo.
“Estamos preparando para os visitantes do estande uma experiência gastronômica. A ativação faz parte da nossa estratégia promocional para cativar mais turistas para o nosso estado. Além de dar notoriedade aos cenários naturais, queremos valorizar as tradições do povo maranhense”, relata Leopoldo Dickel, superintendente de Promoção e Eventos da Setur-MA.