
O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (Republicanos), recebeu a maior votação na enquete realizada pelo Jornal Itaqui Bacanga para o Troféu Itaqui-Bacanga 17ª edição, Melhores do Ano 2019. Brandão venceu na categoria Políticos Destaques do Ano, tendo permanecido em primeiro lugar durante o maior período dos dias destinados à escolha pelo site da publicação.
O vice recebeu um total de 853 votos (32%), seguido do senador Weverton Rocha (PDT), com 672 votos (25%); do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), com 401 votos (15%); do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), que recebeu 394 votos e do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), com 351 votos – todos nomes de relevo no cenário político local.
O vice recebeu a notícia sobre a apuração da votação com gratidão. “É um reconhecimento popular. Nós agradecemos porque acreditamos que este resultado tem vários significados, entre eles o principal: a população reconhece que o Maranhão não percebe na figura do vice-governador apenas alguém que ocupa um cargo. Nós estamos à frente de várias ações, temos dado a nossa contribuição para o desenvolvimento do estado e, sobretudo, para a melhoria da vida de cada um”, declarou.
Perfil – O vice-governador Carlos Brandão é natural de Colinas (MA), é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tendo iniciado sua vida pública nos anos 90, como assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura. Neste período, assumiu também o cargo de secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e a chefia de gabinete do vice-governador. Em seguida, assumiu o cargo de secretário de Estado de Articulação Política e de secretário chefe do gabinete do governador. Com atuação de destaque em cargos públicos, foi promovido a chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão, em 2002.
Em 2006, Carlos Brandão disputou sua primeira eleição para o cargo de deputado federal, sendo eleito com quase 135 mil votos em 214 dos 217 municípios maranhenses. Durante os seus dois mandatos (2006/2010), foi um dos poucos parlamentares maranhenses a liderar o Ranking do Progresso – pesquisa promovida pela revista Veja. Ele também viabilizou, por meio de emendas parlamentares, diversos benefícios para a população maranhense, a exemplo da construção de ginásio de desportes e lazer; reformas de praças; pavimentação, calçamento e pontes em cidades; máquinas para o desenvolvimento agrário; entrega de carros e de equipamentos de saúde; novas creches; melhorias na qualidade de ensino do IFMA, da UFMA e da UEMA; mercador produtor; matadouro; agências do BNB e do INSS; recursos para a pavimentação da BR-226 e condições para que seja realizada a transposição do Parnaíba.
Como deputado federal, foi autor da Lei nº 12.196/2010, voltada para o combate à pobreza e às desigualdades sociais em nosso estado. Por sua iniciativa, 114 municípios maranhenses foram habilitados a receber recursos que, antes, chegavam a apenas 36 cidades atendidas por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf, com crescimento do valor investido para o Maranhão, de 30 milhões para 530 milhões de reais.