fbpx
Polícia

Acusado de liderar esquema de sextorsão se entrega à polícia em Açailândia

A Polícia Civil do Maranhão prendeu nesta terça-feira (15), em Açailândia, o principal investigado por liderar um esquema de sextorsão desarticulado pela Operação Cativeiro Digital.

Gustavo Manoel Silva da Conceição se apresentou voluntariamente na delegacia do município e foi detido.

Ele era considerado foragido da Justiça desde o dia 2 de abril, data em que a operação foi deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

De acordo com a investigação, Gustavo foi o responsável por criar perfis falsos em redes sociais utilizando fotos de mulheres conhecidas.

Com essas identidades fictícias, ele atraía vítimas — especialmente homens — com promessas de relacionamentos virtuais. Foi assim que conseguiu extorquir um empresário de Teresina.

A polícia apurou que, em março do ano passado, o empresário começou a trocar mensagens com duas supostas mulheres pelo Instagram. Durante as conversas, ele enviou fotos e vídeos íntimos.

Ao perceber que estava sendo enganado por perfis falsos, o empresário passou a ser chantageado e, temendo a exposição do material íntimo, transferiu cerca de R$ 79 mil aos criminosos.

Durante a investigação, a polícia identificou outras pessoas envolvidas no caso, todas da mesma família de Gustavo Manoel: Francisca Kawane de Sá Cassiano, Maria de Jesus Araújo, Jaqueline Silva da Conceição e Ruan de Araújo Viana.

Segundo a polícia, elas foram usadas por Gustavo sem saberem da existência do esquema criminoso.

Essas pessoas chegaram a ser presas, mas foram soltas após colaborarem com as investigações, a pedido da autoridade policial.

A operação é coordenada pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo