
A juíza eleitoral Janaina Araújo de Carvalho decidiu unificar três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que pedem a anulação dos votos da chapa do Podemos em São Luís, sob a acusação de fraude na cota de gênero nas eleições de 2024. A decisão foi divulgada pelo blog de Joerdson Rodrigues.
Segundo a magistrada, a unificação das ações tornará o processo mais ágil, uma vez que todas tratam do mesmo tema. A AIJE nº 0600188-16.2024.6.10.0001, movida pelo empresário Eduardo Andrade (PL), foi definida como a principal, e os documentos das demais ações foram anexados a ela.
“Ante o exposto, determino que, após o prazo para apresentação de contestação pelos investigados nas AIJEs posteriores, a Secretaria do Cartório da 01ª Zona Eleitoral deverá extrair cópia integral dos processos e promover sua completa anexação à AIJE principal”, determinou a juíza.
O Podemos é acusado de registrar candidaturas femininas fictícias para desviar recursos do Fundo Eleitoral em favor de candidatos apoiados pela direção do partido. Caso a ação seja julgada procedente, os três vereadores eleitos pela legenda podem perder seus mandatos.