
Uma investigação do Ministério Público do Maranhão revelou um esquema de corrupção e sonegação fiscal envolvendo a falsificação de documentos para a compra de veículos com isenção de impostos. O esquema é operado por pessoas que se passam por taxistas e utilizam alvarás falsificados para adquirir carros novos, com descontos de até R$ 20 mil.
O comandante-geral da PM, Paulo Fernando Moura Queiroz, é outro alto oficial com registro de taxista em Bacabal e já adquiriu veículos com isenção de impostos. Ele admitiu, em documento oficial, não exercer a função de taxista, mas não pagou os impostos devidos até o momento.
Além disso, uma servidora do Ministério Público, Mariana Lucena Sousa Santos, também foi identificada utilizando um carro com placas vermelhas. Ela afirmou que não trabalha como taxista, mas que herdou o alvará de seu pai.
O Ministério Público calcula que, com as isenções e descontos ilegais, os envolvidos sonegaram cerca de R$ 40 milhões em impostos. O esquema envolve crimes tributários, corrupção passiva e até lavagem de dinheiro. As investigações estão em andamento para identificar como os alvarás foram emitidos para pessoas que não trabalham como taxistas, e o MP já abriu um inquérito em Bacabal.
As autoridades estão trabalhando para apurar as responsabilidades dos envolvidos e identificar possíveis irregularidades nas prefeituras que emitem esses alvarás. O Ministério Público afirma que as investigações vão detalhar os mecanismos utilizados para a obtenção fraudulenta de benefícios fiscais no Maranhão.