fbpx
Geral

Quase 3 milhões de eleitores estão em situação irregular

Cancelamento do título pode impedir eleitor de concorrer a concurso público

Eleitores que não votaram nem justificaram sua ausência nas urnas nas três últimas eleições correm o risco de ter o título de eleitor cancelado. Em todo o país, mais de 2,6 milhões de pessoas estão nessa situação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixou até o dia 6 de maio para que o cidadão se regularize.

Para saber se você se encontra irregular, basta consultar o portal do TSE. É simples e gratuito. Basta procurar por “situação eleitoral”, no canto superior esquerdo da página principal e, em seguida, preencher com o nome completo e a data de nascimento. O serviço indicará se o título está ou não irregular.

Caso seja necessário se regularizar, o eleitor pagará uma multa de R$ 3,50 aproximadamente. Em seguida, deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo com documento oficial com foto, comprovante de residencia e título de eleitor.

O atendimento também pode ser feito pelo Facebook e Twitter do TSE. O tribunal também disponibiliza um assistente virtual que oferece orientação em serviços de emissão da Certidão de Quitação Eleitoral e o download do e-Título.

Em caso de cancelamento do título, o eleitor será impedido de obter passaporte, participar de concursos públicos ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo