GeralSaúde

Governo reforça medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti

Como parte das ações, a população foi mobiliada nesta sexta-feira, 15, no Dia D de Combate ao Aedes, na Praça do Panteon, no Centro, em São Luís.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), monitora o cenário das arboviroses no Maranhão. Como parte das ações, a população foi mobiliada nesta sexta-feira, 15, no Dia D de Combate ao Aedes, na Praça do Panteon, no Centro, em São Luís. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

O coordenador Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses Dengue/Chikungunya e Zika, Jorge Moraes, destacou o esforço integrado do Estado, Município e da sociedade. “Essas e outras iniciativas são importantes porque, também, chamam atenção da população para o combate ao Aedes. O mosquito está urbanizado. Por isso, é fundamental fortalecer todas as medidas de prevenção”, alertou.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de 1º de janeiro a 9 de dezembro de 2023, no Maranhão, foram confirmados 4.058 casos de dengue, 2.613 de chikungunya e 98 registros de zika.

Foram confirmados 3.161 casos de arboviroses em São Luís, sendo 1.458 registros de dengue, 1.687 de chikungunya e 16 de zika.

O aposentado José Raimundo Gonçalves, de 75 anos, relatou que mantém os esforços e as medidas de prevenção. “Procuro manter tudo limpo e organizado. Meu quintal é todo ceramicado, tanque e caixa de água cobertos, parece até uma área de lazer. Cada um precisa fazer sua parte”, disse.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo