
Leitura Bíblica
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados, ele os abençoou e os chamou Homem. Aos 130 anos, Adão gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem; e deu-lhe o nome de Sete.”
(Gênesis 5.1-3 NVI)
Eu sempre me perguntei o motivo dessas listas de nomes e genealogias na Bíblia. Até pouco tempo, eu simplesmente pulava. Na minha cabeça essas listas podiam fazer sentido lá no passado, mas hoje, milhares de anos depois, não conseguia ver o sentido.
De uns tempos pra cá, eu mudei minha forma de ver e estudar a Bíblia. Deus teve inúmeras oportunidades de retirá-la do texto nas infinitas cópias e transcrições que sofreu ao longo dos séculos, se essa lista de nomes não fosse importante. Mas ela está lá. E se está lá, tem alguma coisa a nos ensinar.
Esse trecho fala da descendência de Adão a partir de Sete. O Rota 66 tem um belo comentário sobre esse capítulo (https://youtu.be/gp4-XT96UyA) e aborda um pouco das questões das listas de nomes.
Algumas coisas chamaram minha atenção no texto. Primeiro, a questão do homem e da mulher. Mais uma vez está escrito que Deus fez ambos à sua imagem e semelhança. Mais uma vez está escrito que são iguais. Uma pena a Bíblia ter sido usada tantas vezes para justificar um machismo que não faz parte do projeto de Deus para nós.
Depois, temos as idades das pessoas. Ô povo pra viver muito! Aí temos uma visão que os estudiosos hoje creem ser adequada: os números não representam a idade exata, mas são hipérboles. Um exemplo bom no português bem brasileiro disso é a música: “eu nasci há dez mil anos atrás…”, que não diz que o Raul tenha 10.000 anos, mas se pretende dizer que ele é velho, muito velho.
Por fim, o que me toca na história é que, embora todos consigam chegar a uma idade avançada, com exceção de Enoque, todos morrem. A morte faz parte do ciclo do ser humano e isso está claro e realçado no texto.
Mas repare que um deles, e somente um, consegue escapar da morte – aquele que caminhou com Deus. Talvez seja a mensagem poderosa que fez Deus manter essa genealogia na Bíblia até os dias de hoje: aquele que caminha com ele está sob sua graça, isso é significativo, pois livra da morte eterna e de tudo o que ela representa.
Quem entre nós caminha verdadeiramente com Deus? Poucos são os que tem essa certeza! A maioria de nós vai e vem num zigue-zague contínuo entre a vida e o pecado, entre o caminho e o desvio.
Que Deus na sua infinita misericórdia nos oriente e nos mantenha firmes no caminho ao seu lado.
Em nome de Jesus.
Amém.
Autor: Shailon Ian





