Advogado é morto a tiros dentro de carro em Gonçalves Dias
O advogado Joaquim Filho já havia sido preso em janeiro de 2018, acusado de participação em um assalto à banco

Um advogado identificado como Joaquim Avelino Sobrinho Filho foi morto a tiros, na tarde de sábado (15). A vítima chegava em sua chácara, às margens da MA-256, na zona rural do município de Gonçalves Dias, a 342 km de São Luís.
O veículo do advogado, Toyota Corolla de placa PTY-7H91, apresentava várias perfurações na lataria e no para-brisa dianteiro.
A Polícia Militar apreendeu, no local, munições de diferentes calibres, reforçando a suspeita de que o crime tenha sido premeditado, com características de acerto de contas ou por encomenda.
O advogado Joaquim Filho já havia sido preso em janeiro de 2018, acusado de participação em um assalto à agência do Banco do Brasil na cidade de Dom Pedro, onde era funcionário.
O advogado foi apontado como mentor da quadrilha e responsável por garantir a logística de transporte e recursos para os assaltos. Com ele, a polícia encontrou um montante de dinheiro queimado e diversos itens utilizados para produção de explosivos.
A quadrilha era suspeita, ainda, de participação no ataque a agência bancária em Senador Alexandre Costa, tendo ligação com grupos de outros estados, especializados em assaltos a banco.
Os membros da quadrilha passaram a responder por homicídio, tráfico de drogas, sequestro, formação de quadrilha, por ilegal de arma de fogo, associação para o crime, roubo e organização criminosa.
A OAB-MA emitiu nota de pesar: ‘A ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA) e a Subseção presidente Dutra, vêm a público lamentar profundamente o assassinato do advogado Joaquim Avelino Sobrinho Filho (OAB-13.422), na tarde de 15/07, na cidade de Gonçalves Dias.
A Diretoria da OAB Subseção Presidente Dutra está em permanente contato com autoridades locais acompanhando o caso.
A Seccional Maranhense da Ordem e a Subseção Presidente Dutra vêm, por meio desta, neste momento de dor e consternação, solidarizar-se aos seus familiares e amigos enlutados; bem como reiteram que exigem das autoridades públicas a imediata solução do caso e que os autores desse crime sejam punidos na forma e rigores da lei.
São Luís (MA), 15 de julho de 2023.
Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão.
OAB Subseção Presidente Dutra