NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER e o carinho de Deus na sua formação

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VERBOS DISTINTOS USADOS NA CRIAÇÃO DO HOMEM E DA MULHER
Agnaldo L. do Sacramento
Laassot (לַעֲשׂת) – Liv’not (לִבְנוֹת)
(Verbos distintos usados na criação do homem e da mulher)
01. O Senhor, ao criar a companheira para o homem disse: “far-lhe-ei uma Adjuntora”; usa o termo ÉZER – עֵזֶר: ajuda, assistência, auxílio, socorro. É curiosa a diferença dos verbos usados em relação ao homem e à mulher: Naassê (נַעֲשֶׂה) Façamos, do verbo Laassot (לַעֲשׂת), no infinitivo e com os sentidos: fazer, realizar, executar (Gênesis 1:26 – “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”) – sempre com a idéia de fazer sobre algo já existente. O barro já existia e Deus utilizou o barro para fazer o homem. Portanto, verbo próprio para criar o homem. Aqui, deve-se observar que o verbo criar ou fazer, exclusivo para Deus é Baráh (בָּרָא), criar do nada, criar do não existente –לִיבְרוֹא (Livró): criar, formar, modelar, fazer.
02. Na formação da mulher, da auxiliadora, daquela que também age como socorro do marido, Deus usou outro verbo – Liv’not (לִבְנוֹת), que tem o sentido original de construir, edificar, estabelecer, moldar, esculpir, esculturar, produzir uma obra de arte – Gênesis 2:22-b: “formou a mulher, e a trouxe a Adão” (וַיְבִאֶהָ אֶל־הָאָדָם).
03. Va-iven (e formou וַיִּבֶן), verbo que está no futuro em hebraico ( יִּבֶן – a letra iud {יִּ}, aponta o verbo no futuro), mas que a letra vav (ו) o joga para o passado (E formou…), cujo Shóresh ou raiz é Bana (בָּנָה) O mesmo verbo que é usado em Provérbios 14:1 – “a mulher sábia que executa uma obra de arte em sua casa, edificando-a com sua sabedoria.” Tem-se a mulher como a arquiteta do lar.
04. Nesse espírito, Deus também realizou uma obra de arte na criação da mulher, o vaso delicado, citado mais tarde pelo Apóstolo Pedro, em sua Primeira Epístola, Capítulo 3, Verso 7: “Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, DANDO HONRA À MULHER COMO VASO MAIS DELICADO; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.”
05. A propósito, o texto hebraico também mostra a força da união no casamento entre o homem e a mulher, consoante Gênesis 2:24 – עַל-כֵּן, יַעֲזָב-אִישׁ, אֶת-אָבִיו וְאֶת-אִמּוֹ; וְדָבַק בְּאִשְׁתּוֹ, וְהָיוּ לְבָשָׂר אֶחָד (Al-ken, Iaazav Ish, Ét-Aviv, Vê-Ét-Imó; Vê-Davak Bê-Ishtó, Vê-haiu Lê-Vassar (bassar) eHad) – “Portanto, deixará o varão a seu pai e a sua mãe e se unirá (וְדָבַק בְּאִשְׁתּוֹ, VE-DAVAK B´IHSTOL – דָבַק– davak, colar, grudar, aderir (do verbo לִדְבּוֹק – lidebok) e, aportuguezando, “superbondar”) ´colará´ à sua mulher e serão ambos uma só carne”. Percebe-se a seriedade da união conjugal quando duas vidas estão coladas e a separação, certamente, provocará rasgo ou dano nas mesmas, a exemplo de duas folhas de papel devidamente coladas.