fbpx
LocalPolítica

Somando apoio de 32 deputados, eleição da Alema caminha para consenso no nome de Iracema Vale

A eleição que ocorrerá somente no dia 2 de fevereiro, quando serão iniciados os trabalhos no legislativo maranhense, deve ser definida até sexta-feira (16).

As últimas articulações políticas que ocorreram nos corredores do Palácio Manuel Beckman e costuradas também no Palácio dos Leões resultaram no acocho do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) – que disputava a permanência do comando do poder legislativo – e no crescimento exponencial da deputada eleita Iracema Vale (PSB) que conta com um total de apoio de 32 deputados para presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão – Alema.

A eleição que ocorrerá somente no dia 2 de fevereiro, quando serão iniciados os trabalhos no legislativo maranhense, deve ser definida até sexta-feira (16).

É que ao longo da semana, Iracema Vale vem recebendo amplo apoio de deputados estaduais de diversos partidos.

Na terça-feira (13), o Partido Progressistas – PP liderado no estado pelo deputado federal reeleito André Fufuca anunciou que três dos quatro deputados confirmaram voto na socialista. O comunicado veio após encontro na sede do poder executivo estadual.

Na manhã desta quarta-feira (14) foi a vez do deputado federal reeleito Marreca Filho e presidente estadual do Partido Patriota confirmar apoio a Iracema Vale. Segundo o parlamentar federal reeleito, três deputados estaduais da legenda participam dessa articulação que busca a unidade.

A eleição praticamente consolidada de Iracema Vale a presidência da Assembleia caminha da mesma forma do pleito na Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), onde o consenso prevaleceu após amplo diálogo entre as forças políticas que levaram o prefeito de São Mateus, Ivo Rezende à presidência da federação.

O ainda presidente da Alema, Othelino Neto, está em Brasília, mas diferente das outras vezes o motivo da viagem ao centro do poder foi para auxiliar a esposa Ana Paula que assumirá a vaga no senado, uma vez que o senador eleito Flávio Dino foi chamado para ser Ministro da Justiça no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O comunista vinha forçando a barra, coagindo deputados para lhe apoiar, inclusive buscando apoio de Weverton Rocha com aval do deputado Josimar Maranhãozinho o que desagradou o futuro Ministro da Justiça que cruzou os braços para intervir em favor de Othelino.

Outro ponto que desagradou e ajudou a afundar o nome do comunista na disputa foi a fake news de dizer que tinha apoio de 25 deputados. A partir daí foi ladeira abaixo.

A jogada errada de Othelino Neto favoreceu ainda mais Iracema Vale que além de ser alinhada ao governo Brandão, ela é do mesmo partido de Flávio Dino, que na assembleia possui a maior bancada com 11 deputados eleitos. A socialista também quebrou recorde ao ser a mais bem votada da história e pode se tornar a primeira mulher a presidir o poder legislativo do Maranhão.

Cabe esperar para os próximos dias duas possibilidades para confirmar tudo que foi elencado acima: o mais provável, Iracema reunir os 32 deputados e em uma única foto confirmar maioria; ou o deputado Othelino Neto, em sua boa consciência retirar a candidatura e assim naturalmente trazer os 10 deputados que faltam para o consenso.

Veja as fotos e prints das declarações de apoio:

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo