
Após a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos no Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde informou que há outros nove casos suspeitos investigados no estado.
A maioria dos casos estão Região Metropolitana de São Luís, mas também há casos suspeitos em Buriticupu e Balsas . Além dos nove casos sob investigação e do caso confirmado, outros três casos já haviam sido descartados.
Em entrevista à Rádio Mirante AM, o secretário Tiago Fernandes disse que a análise do material coletado deverá demorar aproximadamente 10 dias para que seja confirmado ou descartado os novos casos da doença.
O primeiro caso de varíola dos macacos no Maranhão foi confirmado no dia 10 de agosto. É um homem de 42 anos que está internado no Hospital Dr. Carlos Macieira, mas deve ter alta na próxima semana.
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
“Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração”, explica Giliane Trindade, virologista e pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.
Fonte| G1MA