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Um momento extraordinário para o Maranhão – A Rota da Seda

Discurso de abertura do Simpósio Internacional

Este é um momento de extraordinária importância e significado para nós.

Os anos que me favoreceram com tantas experiências em cargos públicos me asseguram que a inclusão de São Luís na Nova Rota da Seda, capital do nosso promissor Maranhão, é  – com enorme probabilidade – a maior oportunidade de desenvolvimento econômico que jamais tivemos.

Por isso, quero iniciar agradecendo à disponibilidade e gentileza do professor Paul Lee em atender ao nosso convite – enfrentando mais de 30 horas de voo e uma disputada agenda – para vir estar conosco durante uma semana, esclarecendo em detalhes o que significa esta oportunidade.

Professor Lee, seja muito bem-vindo!

O senhor está em um estado governado por um homem, o governador Carlos Brandão, que já esteve 9 vezes na China e que tem planos de incluir o seu país como um grande parceiro na enorme tarefa em prol do desenvolvimento no Maranhão.

Os meus agradecimentos são extensivos a todos que hoje nos honram com suas presenças, pois aqui temos uma plateia de alto nível formada por técnicos, empresários, dirigentes empresariais, pesquisadores universitários, representantes do setor de logística marinha, portuária e de transporte.

Todos temos neste evento o privilégio de poder ouvir uma das mais importante fontes do mundo neste tema, um pesquisador de extremada qualificação.

Paul Lee é professor de Transporte Marítimo e Logística da Universidade de Zhejiang uma das mais antigas e prestigiadas instituições de Ensino Superior da China.

Foi  Diretor de Logística Marítima do Centro de Pesquisas de Ilhas de Livre Comércio no Ocean College, da mesma universidade chinesa.

E é uma autoridade em transporte marítimo e logística, economia marítima e gestão da cadeia de suprimento.

Sua mais recente publicação aborda a iniciativa “Cinturão e Rota da China, Habilidades e Expertise”.

A presença do professor Paul Lee ao Maranhão, portanto, é um atestado do compromisso deste Estado com a responsabilidade na busca por programas de desenvolvimento baseados em estudos sérios.

Informação – como sabemos – é uma das mais valiosas commodities da atualidade na Era do Conhecimento.

Todos estamos aqui para conhecer, para aprender e compreender melhor porque São Luís foi incluída na Rota da Seda.

E de que forma isso pode ser convertido em desenvolvimento econômico com necessário retorno social à população.

E muito além das oportunidades de desenvolvimento econômico, temos como impositivo a necessidade de transformações gradativas na matriz energética mundial em razão de mudanças climáticas.

Temos interesse especial em aproveitar a inclusão de São Luís no plano BRI para exportarmos energia verde que temos em abundância em nosso estado, além de alimentos processados, materiais de construção e outros.

O nosso estado é dotado de excepcionais condições de logística que se interligam a um complexo portuário incontestavelmente eficiente e reconhecidamente premiado.

Nenhum estado brasileiro possui logística de transporte estruturada comparável à nossa.

Só para citar aqui a Estrada de Ferro Carajás, a Ferrovia Norte-Sul – maior e principal eixo ferroviário de cargas do Brasil – interligando malhas ferroviárias das cinco regiões do país.

E ainda a ligação pela Ferrovia Transnordestina, unindo os estados do Nordeste, fundamental na distribuição de derivados de petróleo importados pelo Porto do Itaqui.

 

Além das vantagens ferroviárias, temos incontestáveis conexões portuárias em crescimento com autorização do Governo Federal para o Terminal Portuário de Alcântara, com 8 berços, de 25 metros na mare baixa e a EF-317, que liga o nosso complexo portuário, acrescido deste porto à Ferrovia Norte-Sul.

E ainda outra concessão portuária, o Porto São Luís, em início de construção, ao lado do Porto do Itaqui.

Desta forma, entender melhor e com mais profundidade o que significa ser incluído em um dos mais ousados projetos de expansão econômica do país que mais cresceu economicamente nos últimos 25 anos não é apenas parte de uma agenda de governo, mas uma tarefa prioritária para um governo consciente de seu papel.

Quero encerrar minhas considerações, reafirmando que este momento é o ponto de partida para uma fase inédita de desenvolvimento socioeconômico para o Maranhão a partir das informações que nos serão apresentadas pelo professor Paul Lee.

E compartilho como cada um o meu mais forte entusiasmo ao afirmar que esta é a grande oportunidade para o nosso Estado.

Quem fala a vocês esteve à frente da companhia que fez surgir a capital do país, Brasília, a NovaCap, quando nada existia no Planalto Central.

Quem fala a vocês elaborou os primeiros traçados da Ferrovia Norte-Sul e o desenho do projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco.

E que tem dado sua contribuição para a destinação que o Maranhão merece.

Deixo aqui minha satisfação de fazer parte deste momento e de aprender com o senhor, professor Lee.

Com a minha formação de Engenheiro e a minha dedicação de homem público às iniciativas que farão do Maranhão um grande estado, desejo a todos e a todas um proveitoso simpósio!

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