Operação da PF no Maranhão mira suspeitos de fraudes milionárias no exterior

A ação teve como foco o Maranhão, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Cinco mandados foram executados nos municípios de Imperatriz e Sítio Novo. Durante a operação, a polícia apreendeu dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento, computadores, hardwallets, dinheiro e documentos. O nome dos investigados não foi divulgado.
De acordo com a Polícia Federal, o principal alvo da investigação é o responsável por desenvolver as ferramentas usadas nas fraudes, como páginas falsas, e pela venda de dados bancários e informações pessoais de vítimas. Em troca, ele recebia pagamentos por meio de contas bancárias e criptoativos.
A polícia ainda não detalhou o número de vítimas, mas estima que os prejuízos ultrapassem 7 milhões de euros, valor equivalente a mais de R$ 35 milhões. As fraudes foram registradas em contas bancárias de Portugal e da Espanha.
A Operação Eurocyber é resultado de uma cooperação com autoridades policiais europeias. Os investigados podem responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e estelionato eletrônico.