
O Supremo Tribunal Federal (STF) rebateu nesta 4ª feira (28.jul) as reiteradas declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a Corte ter “proibido” o governo federal de agir no enfrentamento à crise de covid-19. Nas redes sociais, o STF disse que “uma mentira contada mil vezes não vira verdade”.
“O STF não proibiu o governo federal de agir na pandemia! Uma mentira contada mil vezes não vira verdade!”, escreveu. A portagem faz parte da iniciativa “Verdades do STF”, elaborada pela Secretaria de Comunicação do Supremo para combater a propagação de notícias falsas.
Em um vídeo de 29 segundos, o STF reforçou que a União, estados e prefeituras têm que atuar juntos com medidas para proteger a população durante a pandemia. A Corte disse ainda que a informação de que teria tirado poderes do presidente da República de atuar na crise sanitária é falsa.
A apoiadores, Bolsonaro tem dito que foi impedido de agir contra o coronavírus por causa de uma decisão do STF. No último sábado (24.jul), o presidente afirmou que menos pessoas teriam morrido por covid-19 se ele estivesse na coordenação das medidas de combate à pandemia. “Se eu estivesse coordenando a pandemia, não teria morrido tanta gente”, declarou Bolsonaro.
Em abril de 2020, a Corte decidiu, por unanimidade, que estados e municípios têm autonomia para determinar ações de combate à crise do coronavírus, como o isolamento social. A medida é criticada por Bolsonaro e por seus aliados, que defendiam a abertura do comércio e de outras atividades, mesmo antes do início do Plano Nacional de Imunização.