
Eleitores ausentes no 2º turno das Eleições Municipais de 2024 têm até esta terça-feira (7) para justificar a abstenção no pleito. No Maranhão, apenas o município de Imperatriz teve segundo turno, realizado no dia 27 de outubro do ano passado.
De acordo com a base de dados do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), 201.099 pessoas estavam aptas a votar em Rildo Amaral (PP) ou Mariana Carvalho (Republicanos) para a prefeitura de Imperatriz. O candidato do PP venceu a disputa com 55,11% dos votos válidos.
Desse total, compareceram 152.259 eleitores, enquanto 48.840 se ausentaram, representando uma abstenção de 24,29% do eleitorado.
Assim, quase 49 mil maranhenses têm de justificar a ausência nas urnas no segundo turno. Caso contrário, terão de lidar com prejuízos na esfera pública.
Caminhos para justificar a ausência
A justificativa pós-eleição pode ser feita presencialmente, no cartório eleitoral, ou online por meio do aplicativo para smartphones, o e-Título da Justiça Eleitoral ou pela internet.
E-Título: No app, o eleitor faltoso deve acessar ‘Mais opções’, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência e preencher o formulário com os dados solicitados. Será gerado um código de protocolo para que a pessoa possa acompanhar o andamento da solicitação. Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, o cidadão será notificado.
Site: No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor deve acessar a página eletrônica de Autoatendimento Eleitoral. Após informar os dados pessoais conforme o cadastro eleitoral, é possível acompanhar o andamento do pedido no mesmo endereço virtual.
Justificativa presencial: O eleitor pode optar por comparecer a um cartório eleitoral para justificar a abstenção. No local, é necessário preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.