
Diferente da última eleição de 2020, este ano terá um candidato a menos, sendo a única mulher na disputa.
O Partido Socialista Brasileiro – PSB, lançou o nome do deputado federal Duarte Júnior, que segundo as últimas pesquisas com registro na Justiça Eleitoral figura como segundo colocado. Em 2020, Duarte chegou a ir ao segundo turno, mas perdeu para Eduardo Braide. O socialista conta com apoio de mais oito partidos na coligação ‘’Juntos por São Luís’’, federação FE BRASIL(PT/PC do B/PV), federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA), AVANTE, PRD, PODE, PP, UNIÃO e PL.
Eduardo Braide (PSD) vai à reeleição e conta com apoio de mais dois partidos; o Republicanos e o MDB. Atualmente ele lidera as pesquisas de intenção de votos. O atual prefeito decidiu manter Esmênia Miranda como companheira de chapa.
Franklin Douglas do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, é formado em Jornalismo e em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Essa será a segunda vez que ele disputa a prefeitura de São Luís. O partido Rede Sustentabilidade apoia a candidatura de Franklin Douglas para prefeito de São Luís e participou da convenção do PSOL.
Na chapa para a disputa pela prefeitura, Franklin terá como vice a estudante de Serviço Social, Aline Maria, também do PSOL.
Os demais são candidatos com apenas um único partido, chamado de ‘chapa pura’.
Fábio Câmara volta a disputar eleição como candidato a prefeito. Desta vez pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT e tem ao seu lado um pastor da Assembleia de Deus, Marco Aurélio como candidato a vice.
Flávia Alves do partido Solidariedade é a única candidata mulher e terá ao seu lado um nutricionista como companheiro de chapa. Flávia é suplente de deputada federal e foi superintendente do IBAMA, além de ser irmã do deputado estadual Othelino Neto.
O deputado estadual Wellington do Curso do Partido NOVO, vai tentar pela segunda vez a prefeitura de São Luís. Ele surge como a terceira via, figura como terceiro nas pesquisas de intenções de votos, polarizando diretamente com Duarte Júnior e possivelmente deverá estar no 2° turno.
Ao seu lado Wellington do Curso terá como vice a Sub. Tenente da Polícia Militar do Maranhão Ana Paula, que exerce a profissão há 30 anos.
O também deputado estadual Yglésio Moyses do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB vai concorrer pela segunda vez, dessa vez alimentando o discurso da direita e do ex-presidente Bolsonaro, em São Luís.
A candidatura será ‘chapa pura’, sem coligações, e terá como candidato a vice-prefeito o coronel Pereira (PRTB), que é empresário e ex-comandante geral da Polícia Militar do Maranhão.
Por fim, Saulo Arcangeli do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU. Ele é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde atuou no movimento estudantil. É mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela UEMA, doutor em Políticas Públicas, sindicalista e ativista de movimentos sociais.
Saulo também é servidor público federal, atuando como técnico administrativo do Ministério Público da União (MPU), além de professor do Assistente I do Departamento de Matemática e Informática da UEMA.
O partido definiu como candidata a vice na chapa a funcionária pública estadual Jaciara Castro (PSTU).