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Os 5 estágios para construir Startups de sucesso

Não existe fórmula para o sucesso em uma Startup, mas existem estágios que garantem maior probabilidade de atingir o mesmo. Startups são empresas com modelo de negócio repetível e escalável, isso já sabemos… Mas tais Startups nascem de alguma idéia e ao longo de sua jornada até atingir a escala, existem alguns estágios, como amadurecer a ideia, formalizar um time — Nesta fase é muito importante estar aliado à pessoas de confiança para evitar conflitos entre sócios — , validar se o seu produto/solução resolve realmente uma “dor” do mercado/público alvo e só após validar isso, você pode começar a torná-lo repetível e escalável. Conheça os 5 estágios para atingir o sucesso, ou pelo menos tentar, em uma Startup:

Ideação: Tendo um nome muito sugestivo, a fase de ideação é o momento em que a ideia existe apenas na cabeça do idealizador. Ainda não é algo tangível, nesta fase ele identifica um possível problema da sociedade ou dificuldade e enxerga uma enorme oportunidade de negócio. As Startups nascem de uma ideia inovadora, a fim de prestar um novo serviço ou vender determinado produto.

Formação: Fase de extrema importância e cuidado, onde o empreendedor começa a formar seu time e a investigar o cenário onde vai expor sua ideia de negócio, verificando às possíveis limitações jurídicas para venda de produto ou serviço, é nesta fase que DEVEM surgir acordos e contratos entre sócios para evitar conflitos futuramente e também se preocupar com as leis vigentes, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Criação/Tração: Popularmente conhecida como tração, entre o ecossistema de startups, esta fase representa a terceira etapa, aquela onde o empreendedor planeja o desenvolvimento da solução e começa a passar suas ideias para o “papel” e criar uma sequência lógica do produto ou serviço, para criar o serviço ou produto que atenda a dor do mercado. Nesta fase há um amadurecimento do modelo de negócio, público alvo, modelo de receita e primeiras validações (sem produto).

Validação: Momento em que o empreendedor foca seus esforços para o desenvolvimento do produto ou serviço que efetivamente terá valor de mercado. O início desta fase ainda não representa o Product/market fit (também conhecido como PMF, produto satisfaz uma forte demanda de mercado), mas ao final dele o mesmo já deve estar “rodando” pois aqui ainda se engatinha para a validação do mercado, o intuito desta validação são ajustes mediante o feedback do público alvo, nesta fase é comum surgir o termo PIVOTAR, ou seja mudar o rumo do negócio. É considerado uma fase de muito aprendizado e um dos aprendizados pode ser que o seu produto não é necessário. No início desta fase há o desenvolvimento do produto mínimo viável (MVP), validação do seu produto ou serviço por meio de uma aplicação.

Escala/Operação: Após cumprir com todas as etapas anteriores é chegado o momento em que a Startup irá oferecer a sua ideia inovadora ao grande público. Os erros quanto à entrega de valor, produto e cultura de time devem ser mitigados, pois nesta fase o foco está na venda do produto para diferentes mercados. Seu time começa a crescer consideravelmente e as preocupações com a proteção de dados e financeiro se tornam mais burocráticas. Antes de chegar na fase de escalá seu Product-market-fit já deve estar atuando no mercado, ainda é um aprendizado (sempre será), mas está cada vez mais próximo do produto final.

Autor: Andreia Costa

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