fbpx
CiênciasGeral

Fósseis do dinossauro mais conhecido do Brasil podem estar no Maranhão

Uma expedição realizada entre os dias 2 e 15 de setembro, no vilarejo da Conceição, as margens do Rio Itapecuru em Coroatá, poderá revelar um dos fósseis do dinossauro mais famoso do Brasil. Atualmente a pesquisa está em etapa final de análise em colaboração entre o IFMA e a Universidade de Chicago, com previsão de publicação em uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo.

O professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Rafael Lindoso, contou que os estudos iniciaram em 2016 na primeira expedição que houve em conjunta com o IFMA e a Universidade Federal do Maranhão (IFMA), onde após a escavação do esqueleto o educador tomou a frente de pesquisar sobre o animal.

“Naquele ano, após a escavação do esqueleto, assumi a liderança do estudo do animal, um indivíduo parcial, sub-adulto, pertencente à família dos espinossaurídeos. Esse grupo de dinossauros carnívoros é considerado enigmático e altamente cobiçado por paleontólogos em todo o mundo devido às suas adaptações incomuns”, explicou Lindoso.

Porém, os estudos foram interrompidos por conta da pandemia do Covid-19 e retornaram em 2024, quando Rafael viajou para Chicago e convidou Paul Sereno, um dos pesquisadores mais renomados do mundo, para participar da pesquisa. A pesquisa é coordenada por Lindoso e apoiada por estudantes bolsistas do IFMA.

Caso a descoberta dos fósseis seja comprovada, a pesquisa trará para o Maranhão destaque inédito internacional para a paleontologia maranhense.

Mostrar mais

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo