Uma coisa é fato: correr, fazer HIIT e aulas de bike são excelentes opções para queimar calorias e perder peso. Contudo, honestamente, é possível diminuir a velocidade e apostar na caminhada para emagrecer?
A resposta é sim, caminhar pode definitivamente ajudá-la com suas metas de perda de peso. É importante ter uma mistura de exercícios de alta intensidade e baixa intensidade – como caminhar – para uma perda de peso ideal e sustentável.
Andar também pode reduzir drasticamente os níveis de estresse, isso ocorre porque ter menos estresse em sua vida torna absolutamente mais fácil o processo de perda de peso.
Dito isto, existem algumas orientações que farão com que sua atividade seja muito mais eficaz!
Você também pode iniciar ou terminar seu treino com exercícios de força, especialmente os de peso corporal. Klein recomenda movimentos como tábuas, paredes ou panturrilhas, além de agachamentos e flexões.
8. Mantenha o olho na contagem de calorias
“Embora suas necessidades nutricionais exatas dependam de muitos fatores fora de seus passos por dia, a maioria das mulheres que estão caminhando para perder peso segue uma dieta de 1.200 a 1.600 calorias, que é rica em proteína”, diz Davis.
“Se o foco principal da sua rotina de exercícios é a caminhada de baixa intensidade, sua nutrição terá que ser o ponto certo para você perder peso”, aponta ela. “Mesmo que você esteja aumentando seus níveis de treino, terá que diminuir sua ingestão de calorias”, completa.
Se você tem andado de forma consistente e ainda não está vendo mudanças na balança (ou ela está subindo), reserve um tempo para anotar o que você come ao longo de uma semana para ver se há alguma maneira de reduzir o consumo.
9. Escolha sempre o caminho mais longo
“Integrar mais passos em suas tarefas diárias (como estacionar mais longe da porta, subir as escadas, etc.) pode ajudá-la a atingir suas metas diárias e perder mais peso”, diz ela. “Com o tempo, as pequenas explosões de movimento aqui e ali realmente farão a diferença.”